Núcleo Socioemocional busca proporcionar bem-estar para estudantes baianos

Oportunizar aos estudantes um espaço para externar sentimentos, opiniões, questionamentos, dentre outros, esta é a  proposta do Núcleo Sócio Emocional do Colégio Integral. Criado em setembro de 2022, ele é formado por coordenadoras discentes de todos os segmentos que enxergam o aluno como o centro e desenvolvem ações de escuta que trabalham as emoções. “O cuidado com o socioemocional e acolhimento está no DNA do Colégio Integral. O Ser Integral – Núcleo Sócio Emocional tem como objetivo: escutar, acolher e desenvolver, ressalta Viviane Uchôa, psicóloga do colégio.

Sempre com foco no aprendizado e no bem-estar do aluno, o Integral tem um olhar voltado para a totalidade do ser nas diversas áreas que busca desenvolver a harmonia, as relações interpessoais e intrapessoais, espiritualidade e o cognitivo. “Temos como base teórica o biopsicossocial que visa abordar as dimensões biológica, psicológica e social e consideramos o sujeito de maneira integral”, explica a psicóloga.

Quinzenalmente são realizados encontros com o objetivo de discutir demandas específicas de algum segmento e possíveis encaminhamentos. Dentre as ações, destaque para roda de conversa, encaminhamento para profissional especializado, por exemplo, psicoterapia, e palestra para os responsáveis. “Vale informar que neste ano de 2023 também foi implantado um programa socioemocional no currículo escolar denominado Laboratório Inteligência de Vida – LIV”, conclui Viviane.