EXPOSIÇÃO “UM NOVO OLHAR” DESTACA A BAHIA EM ARTE ABSTRATA

A exposição abstracionista “Um Novo Olhar”, do artista plástico e pintor Sérgio Amorim, segue aberta para visitações no Shopping Barra — “Loja 20” — L1 Sul, por tempo indeterminado. Com entrada franca, os baianos vêm conhecendo a história de Salvador (BA) e suas origens afro-brasileiras desde a última semana de outubro, 26.

Com o uso da técnica abstracionista, Sérgio Amorim conta a história da Baía de Todos-os-Santos, Mercado Modelo, Ladeira do Pelourinho e Recôncavo Baiano através de mais de 20 obras autorais, a exemplo de Saveiro Solitário; Regata; Canoeiros do Velho Chico; Elevador Antigo; Vista da Lapinha; Oferenda a Iemanjá; Órfãos de São Joaquim e Procissão Irmandade Rosário dos Pretos.

Unindo o modelo abstrato com pinturas de alto contraste, contraposição de cores e técnicas de pintura a óleo com espátula, Sérgio Amorim resgata o abstracionismo e subjetivismo presente nas obras de Jackson Pollock, Wassily Kandinsky, Paul Klee e Piet Mondriane os ressignifica através do “espatulado” — técnica impressionista pela qual ficou conhecido no território nacional.

Devido ao isolamento social na Bahia, consequência da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), o baiano natural de Itaberaba — porta de entrada da “Chapada Diamantina”, revela que passou a ilustrar a realidade com novos contornos, saindo da vertente “tradicionalista”. Traduzindo o cotidiano regional através de traços, cores, elementos culturais e superfícies (arte abstrata) para compor a realidade da obra, Sérgio recria o imaginário popular da antiga Salvador com um olhar sensível e diferenciado sobre a sua história.

Além da exposição “Um Novo Olhar”, o pintor é responsável pela mostra “Águas de Salvador e da Baía de Todos-os-Santos”, aberta ao público desde janeiro no Palacete das Artes (R. da Graça, 284 — Graça).

As visitações são regradas pelo protocolo setorial de “Centros Culturais, Museus e Galerias de Arte” da Prefeitura de Salvador, funcionando com lotação máxima de 20 pessoasuso de máscaras obrigatóriodistanciamento social entre os visitantes, distribuição de álcool em gel e higienização periódica.

SOBRE SÉRGIO AMORIM

Somando experiências e reinvenções ao longo dos anos, Sérgio Amorim possui mais de 22 anos de trajetória na arte. Embora tenha começado pelo lápis e papel (1º ciclo) e pincel (2º), logo o artista se descobriu no “espatulado” (3º), chegando ao 4º ciclo do seu “Processo Criativo” em 2020, a partir do abstracionismo. Com obras expostas no Brasil, Portugal, Argentina, Paraguai, Nova Zelândia, Bolívia, Espanha e Itália, o artista plástico de 45 anos trabalha atualmente no ateliê “Sérgio Amorim Artes” — Colina C, Patamares; onde ministra aulas de pintura e desenho para mais de 200 alunos.

Para mais informações sobre Sérgio Amorim, acesse a página sergioamorim.com.brou entre em contato através do e-mail sergioamorimartes@gmail.com ou Instagram @sergioamorimartes.

SERVIÇO

Exposição “Um Novo Olhar” — Sérgio Amorim;

Quando: segunda-feira à domingo, das 11h até às 21h;

Onde: Ateliê Sérgio Amorim, Shopping Barra, L1 Sul, Loja 20;

Entrada franca.

Localização Shopping Barra
Av: Centenário, 2992,
Brasil/Bahia/Salvador

Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.