Os convidados de Flora e Gilberto Gil que chegam ao Expresso 2222 fantasiados de Filhos de Gandhi não precisam vestir a camiseta do camarote. Essa é a regra do espaço mais disputado do Carnaval de Salvador, que valeu para os atores globais Fabrício BoliveiraDanilo Mesquita e Dan Ferreira, que desfilaram nesse domingo [23] no maior bloco afro da folia baiana e depois seguiram para o Expresso 2222. Essa máxima da não descaracterização da fantasia se apoia na estreita relação de Gilberto Gil com o Filhos de Gandhi. Afinal, foi com a ajuda de Gil que o afoxé voltou às ruas, em 1975, depois de parar de desfilar e fechar as portas por questões financeiras. Outro que também estava vestido de Gandhi no camarote foi o empresário Pedro Tourinho.

Além deles, outras celebridades estiveram entre os convidados do casal Gil no domingo de carnaval: a atriz Nanda Costa e sua eleita, a percussionista Lan Lan, o designer de moda Riccardo Tisci, a modelo Danielle Pontes, as apresentadoras Bela Gil e Rita Batista, a empresária Marina Morena, e as atrizes Bruna Marquezine e Alice Wegmann. O agito seguiu até altas horas na Pista Elétrica do Expresso 2222, ao ritmo do sound system Ministereo Público [com “o” mesmo”] e do DJ residente do camarote, Ubunto.

VARANDA ELÉTRICA 

A volta da Varanda Elétrica ao Expresso 2222 vem sendo considerada a principal novidade do badalado camarote da família Gil no Carnaval de Salvador. Posicionada na parte frontal do espaço, a Varanda funciona sempre nos intervalos entre a passagem de um trio elétrico e outro, não deixando o ritmo da festa cair. O som é projetado tanto para os convidados do espaço quanto para os foliões que estão na rua, chamados de foliões pipoca.

Na primeira noite de folia [21/02], a banda Afrocidade abriu a programação da Varanda Elétrica, seguida da cantora Illy Gouveia, que convidou a revelação Ayana Amorim. Já no sábado [22/02], o início dos trabalhos ficou a cargo do bloco Cortejo Afro, que é também o tema de homenagem do Expresso esse ano. Logo depois, Illy voltou ao comando e recebeu dois convidados: Hiran e Majur. Já no domingo [23/02], a abertura foi feita pela banda Quabales, enquanto os convidados de Illy Gouveia foram Luana Carvalho, Mãeana e Teago.