Vivências culturais e gastronômicas marcam o sucesso do Festival Praia do Forte com Dendê

A bem-sucedida conclusão da primeira fase do Festival Praia do Forte com Dendê – Arte e Cultura, ocorrida no último fim de semana, foi marcada por um Castelo Garcia Dávila lotado de entusiastas que celebraram a riqueza cultural e gastronômica da Bahia. O público desfrutou de apresentações de renomados artistas baianos, como Luiz Caldas, Marcia Freire e Filhos de Jorge. Para continuar a celebração, nesta sexta-feira (19/01) e sábado (20/01), o evento prossegue conforme sua programação gratuita, oferecendo oportunidades para explorar novos sabores, apreciar a cultura local e celebrar a diversidade regional. No dia 19, será realizado no Projeto Baleia Jubarte, o evento Brasas com Dendê com shows da Banda Monarka e DJ Cipa. No dia 20, o Projeto Tamar será palco da Oficina Sabores da Terra, com direito a Cozinha Show e apresentação de Santts com seu som que une o Pop, Soul, Rhythm and Blues, Reggae e a riqueza da música brasileira.

Em comemoração aos 473 anos da Primeira Edificação Portuguesa no Brasil – A Casa da Torre de Garcia D’Ávila, o Circuito Gastronômico na Vila de Praia do Forte está em andamento até o dia 24 de fevereiro. Neste evento, 26 restaurantes locais estão participando, recebendo o público e apresentando pratos exclusivos, menus e receitas especiais. Denominado “Concurso Terra e Mar”, o objetivo é promover a gastronomia local, estimular a criatividade dos participantes e, conforme critérios estabelecidos, selecionar os pratos que melhor expressam as características dos sabores e cores da culinária baiana. O concurso leva em consideração os ingredientes, iguarias e a rica cultura que permeia a diversidade local.

O Festival Praia do Forte com Dendê tem apoio da Prefeitura de Mata de São João e Instituto Costa Pinto, com patrocínio da Coca-Cola, Eisenbahn, Paramana, Link Pj e e Governo da Bahia, através do FazCultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda. A Curadoria e Produção são assinadas por Thaise Costa Pinto e a Direção musical é de André Leão.

Programação do festival:

• 19/01 Evento Brasas com Dendê, no Projeto Baleia Jubarte, com show da banda Monarka e DJ Cipa – Gratuito
• 20/01 Oficina Sabores da Terra com Aula de Gastronomia (Cozinha Show), Exposição de Artes no Projeto Tamar e Show de Santts – Gratuito
• 11/01 a 24/02 Concurso Terra e Mar nos restaurantes da villa

“Evento Brasas com Dendê” no Projeto Baleia Jubarte – No dia 19/01, o Restaurante IT’s Rock, situado no Projeto Baleia Jubarte, será palco do evento “Brasas com Dendê”, proporcionando uma experiência única ao público com uma atmosfera diferenciada. O evento utilizará produtos premium com identidade da Bahia, indo além da carne, e contará com apresentações da Banda Monarka e do DJ Cipa.

“Oficina Sabores da Terra e Cozinha Show” no Projeto Tamar – Uma oficina intitulada “Sabores da Terra” abordará a evolução das práticas alimentares da Bahia, enfocando a Cultura Afro-Brasileira e Indígena. A Cozinha Show, agendada para o dia 20/01 no Projeto Tamar, revelará as potencialidades dos produtos da Agricultura Familiar na gastronomia, promovendo a interação entre os conhecimentos da cultura alimentar nas comunidades locais. As oficinas, lideradas pela Chef Luciene Carneiro e seu convidado especial, Adeilson Lisboa, alquimista em drinks, oferecerão aulas de preparo de drinks com frutas regionais, além de insights de negócios no setor. No mesmo local, o Projeto Tamar, será realizada a Exposição das Telas do artista baiano Tom Afro, que retratam diversas paisagens.