Varejo sustentável: Salvador Norte divulga dados socioambientais

No mês em que comemora uma década de operação, o Salvador Norte divulgou alguns números sobre suas ações socioambientais: ao longo desses 10 anos, o shopping reciclou, em toneladas, 2,1 mil de papelão, 139 de plástico, 7 de vidro, 30 de alumínio e 29 de aço. Também graças às ações de sustentabilidade, nesse mesmo período, o empreendimento evitou o consumo de mais de 11,7 mil árvores, 206,8 mil m³ de água. O que estes dados significam? Com essa quantidade de árvores não retiradas da natureza daria para reflorestar 7,5 hectares de área degrada, com base na Resolução SMA – 08 de 2008. Já a quantidade de água economizada é suficiente para atender as necessidades de 63 mil habitantes, segundo a ONU.

O Salvador Norte Shopping foi concebido e construído como um equipamento ecologicamente responsável, e foi o primeiro empreendimento privado a receber o selo nível “A” do Procel Edifica (Programa Nacional de Eficiência Energética nas Edificações). O centro de compras acumula três premiações da International Council of Shopping Centers (ICSC) pelo reconhecimento de suas práticas sustentáveis como a não utilização de madeira na estrutura da construção, uso de sistema de esgoto a vácuo, aproveitamento de água das chuvas e presença de claraboias de vidro que permitem iluminação natural. Também vale mencionar as ações de coleta seletiva de resíduos e lixo eletrônico, que beneficia famílias de baixa renda com a doação de material para reciclagem.

Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.