Lesão no cóccix é delicada e requer paciência na recuperação

Ortopedista de coluna explica que as causas mais comuns das lesões do cóccix são fatores externos como quedas ou traumas, mas podem também ser fatores internos como os partos e pressões excessivas

Há pouco tempo a cantora Adele, 34 anos, relembrou durante uma entrevista, a lesão que sofreu na base da coluna, mais especificamente na região do cóccix, quando caiu no banheiro após se assustar com uma brincadeira feita pelo filho. O cóccix fica logo abaixo do sacro (osso achatado maior que o cóccix, de formato triangular, localizado abaixo da última vértebra lombar) e representa a pontinha da coluna. 

“As estruturas têm a função de suportar o peso e estabilizar o tronco, com papel fundamental para conseguir se sentar, se manter em pé e caminhar. Por se tratar de uma região delicada do corpo, o tratamento para a lesão no cóccix pode ser muito lento e requer paciência do paciente. Recomenda-se repouso absoluto por algum tempo e que se evite a prática de atividades físicas muito intensas”, explica o ortopedista e especialista em coluna, Djalma Amorim Jr..

Ainda de acordo com o médico, para controlar a dor podem ser prescritos remédios antiinflamatórios e analgésicos, bem como algumas pomadas para diminuir o inchaço e evitar o processo de inflamação. “Em alguns casos, é realizada uma técnica interna para correção do cóccix. Caso essa manobra conservadora não possa ser realizada, o procedimento cirúrgico pode ser a melhor opção”, afirma. 

Caso as dores na região do cóccix persistam e atrapalhem as tarefas cotidianas, busque atendimento médico. O ortopedista especialista em coluna, Djalma Amorim Jr., atende no Centro Médico Hospital Aliança, Itaigara Memorial, Clínica CICV, Clínica Ortoped, Clínica Santa Helena e Hospital Português.

Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.