BACALHOADA NO DIA DOS PAIS

 

As datas comemorativas celebradas neste período de pandemia ganharam ainda mais significado e importância. Sabendo disso, o Restaurante Pasta em Casa preparou um prato exclusivo para o Dia dos Pais que resgata as melhores memórias de almoços familiares: a Bacalhoada. De origem portuguesa, o prato ganhou a gastronomia do ocidente e um lugar especial na mesa dos brasileiros. Disponível para encomenda em uma porção generosa, a Bacalhoada do Pasta traz bacalhau em postas grossas, legumes e verduras cozidos e, para o acompanhamento, faz ainda um convite às famílias – e aos pais, claro – para uma participação especial: o preparo de um pirão, que une a melhor farinha de Nazaré ao caldo do cozimento do bacalhau.

A ideia do chef Celso Vieira ao criar a Bacalhoada do Pasta e trazê-la nesse dia foi de, justamente, relembrar uma receita de família, com toda a afetividade e simbologia que pede a data. “Na minha casa, mestiça de italianos pobres com caboclos brasileiros do século XVIII, o bacalhau tinha hora e lugar para aparecer à mesa. A Bacalhoada da Iracema, minha mãe, era um acontecimento nos dias de festa”, relembra.

O chef fez questão de recordar a receita: bacalhau cozido, quase ensopado, depois da dessalga, em água com azeite de oliva. Então, as postas eram escorridas e no caldo resultante na panela eram cozidos os legumes e verduras do acompanhamento: batatas, cebolas, cenouras, azeitonas pretas, vagens, abóbora e, para finalizar, no último instante antes de servir, folhas rasgadas de couve tronchuda eram dispostas por cima de tudo e abafadas com a tampa para murchar no vapor da panela.

Já disponível para encomendas, a Bacalhoada do Pasta vai em porção de 1,6kg e chega para os clientes em uma embalagem forneável de alumínio, que pode ir direto do forno à mesa. Junto ao prato o cliente recebe uma porção de farinha de mandioca da melhor qualidade e uma porção de caldo do cozimento, para preparo do pirão, que acompanha o prato. Para regar, a dica do chef é usar o melhor azeite extravirgem que houver no mercado. As encomendas podem ser feitas até às 16h de sexta-feira (7/08) pelo whatsapp (71) 99904-2244o custo é de R$ 230. O cliente pode optar pelas entregas tanto pelo delivery próprio do restaurante, quanto pelos sistemas take away, de retirada individual no balcão da loja, ou ainda por drive thru, com recebimento direto no carro, na Calçada do Pasta.

 

Pasta em Casa – Rua Profa. Almerinda Dutra, 67 – Rio Vermelho (Salvador/BA) ☎ (71) 3334-7232

Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.