VII Seminário Corpo, Moda e Performance reúne pesquisadores nacionais e internacionais

Diálogos contemplam relações entre corpo, moda, cotidiano, expressividade, identidade e imaginário

O Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), promoverá em novembro, o VII Seminário Corpo, Moda e Performance com uma programação que contempla 30 pesquisadores nacionais e internacionais de diversas instituições para dialogar sobre investigações das relações do corpo e moda com a performance, cidade, patrimônio, expressividade, visibilidade e identidade. Entre os destaques, a conferência de abertura, no dia 03 de novembro, às 14h, com o professor de Sociologia da Universidade de Paris V – Sorbonne, Michel Maffesoli, considerado um dos maiores especialistas na pós-modernidade e referência nos estudos sobre o atual, cotidiano e imaginário. O professor irá retomar aspectos do seu livro intitulado “No fundo das aparências”, no qual observa o hedonismo cotidiano, o culto ao corpo e a ênfase na aparência que fundamenta e sustenta toda a vida em sociedade. A conferência terá tradução simultânea.

O evento contará com oito encontros ao total que serão realizados remotamente e transmitidos online pela TV UFRB no Youtube. Os diálogos serão realizados em duas etapas: nos dias 03 e 04 de novembro e depois nos dias 10 e 11 de novembro, sempre com início às 14h e 16h. Após a conferência de abertura, no dia 03 de novembro, a partir das 16h, o evento seguirá com a mesa Corpo, Moda e Performance, com a participação de Rosane Preciosa (UFJF) e Joana Bosak (UFRGS), com mediação de Renata Pitombo Cidreira (UFRB).

No dia 04 de novembro, às 14h, Fabio La Rocca (Universidade Paul-Valéry – França) e Beatriz Ferreira Pires (EACH/USP) compõem a mesa Corpo, Imagem e Cidade que será mediada por Henrique Sena (UFRB). Em seguida, às 16h, Corpo, Moda e Patrimônio será com Rita Salvado da Universidade da Beira Interior (UBI- Portugal) e Rita Andrade (UFG) com mediação de Guilherme Fernandes (UFRB).

Já na semana seguinte, nos dias 10 e 11 de novembro, haverá as apresentações de pesquisas dos mestrandos, doutorandos e pesquisadores associados ao grupo de pesquisa. No dia 10 de novembro, às 14h, a mesa Corpo, Moda e Expressividade será com Gina Reis (UFBA), Andressa Borotti (USP), Etevaldo Cruz (IFMT) e Larissa Molina (UFBA), com mediação de Renata Leahy (UNIME). Em seguida, às 16h, a mesa Corpo, Moda e Visibilidade, vai reunir Naiara Moura (UFBA), que fará a mediação dos trabalhos, Helena Gabrielle Ribeiro (UFBA), Vanhise Ribeiro (UFBA), Armando de Oliveira (UFBA), Bárbara Anunciação (UFRB) e Pablo Portella (UFBA).

No dia 11 de novembro, às 14h, Mayane Carvalho (UFBA), Fernanda Barbosa (UFRB), Rose Sathler (USP), Vanessa Gonzaga (UFRB), Cícero Bernar (UFRB) e o mediador Matheus Ruffino (UFRB), compõem a mesa Corpo, Moda e Identidade.  A atividade de encerramento do evento, às 16h do dia 11 de novembro, será com o lançamento do livro “Censura no Brasil Republicano”, com participação de Igor Sacramento (UFRJ), Grimaldo Carneiro (Editora Sagga), Daniel Saraiva (UDESC) e Guilherme Fernandes (UFRB).

Em sua sétima edição, o Seminário Corpo, Moda e Performance é realizado a cada dois anos e, a cada ano, reúne pesquisadores vinculados ao grupo e de outras instituições de ensino e pesquisa, incentivando o diálogo e a troca de conhecimento, consolidando-se com uma das principais atividades do Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura (Cadastrado no CNPq), coordenado pelas professoras doutoras Renata Pitombo Cidreira (UFRB) e Beatriz Ferreira Pires (USP). O evento conta com o apoio do Programa de Pós-graduação em Comunicação – Mídia e Formatos Narrativos (PPGCOM) da UFRB e do Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). As inscrições para os ouvintes que desejarem certificação são gratuitas e estarão abertas durante as transmissões do evento.

VII Seminário Corpo, Moda e Performance

Onde? Canal da TV UFRB no Youtube www.youtube.com/ufrb

Quando? Dias 03/11 e 04/11 às 14h e 16h e dia 10/11 e 11/11 às 14h e 16h.

Dia 03, às 14h, Conferência Internacional de Abertura com tradução simultânea.

Gratuito – Inscrições durante as transmissões online

Mais informações, no Instagram: @gpcorpoecultura e na página do Facebook www.facebook.com/grupodepesquisacorpoecultura

Programação – VII Seminário Corpo, Moda e Performance

03/11/2021

Conferência de Abertura – às 14h – No fundo das aparências

Michel Maffesoli (Paris V – Sorbonne)

Mesa 1 – às 16h – Corpo, Moda e Performance

Renata Pitombo Cidreira (UFRB) – mediadora

Rosane Preciosa (UFJF)

Joana Bosak (UFRGS)

04/11/2021

Mesa 2 – às 14h – Corpo, Imagem e Cidade

Henrique Sena (UFRB) – mediador

Fabio La Rocca (UPVM3)

Beatriz Ferreira Pires (EACH/USP)

Mesa 3 – às 16h – Corpo, Moda e Patrimônio

Guilherme Fernandes (UFRB) – mediador

Rita Salvado (UBI)

Rita Andrade (UFG)

10/11/2021

Mesa 4 – às 14h – Corpo, Moda e Expressividade

Renata Leahy (UNIME) – mediadora

Gina Reis (UFBA)

Andressa Roberta Borotti (USP)

Theo Cruz (IFMT)

Larissa Molina (UFBA)

Mesa 5 – às 16h – Corpo, Moda e Visibilidade

Naiara Moura Pinto (UFBA) – mediadora

Helena Gabrielle Ribeiro (UFBA)

Vanhise Ribeiro (UFBA)

Bárbara Anunciação (UFRB)

Armando de Oliveira (UFBA)

Pablo Portella (UFBA)

11/11/2021

Mesa 6 – às 14h – Corpo, Moda e Identidade

Matheus Ruffino (UFRB) – mediador

Mayane Carvalho (UFBA)

Fernanda Barbosa (UFRB)

Rose Sathler (USP)

Vanessa Gonzaga (UFRB)

Cícero Bernar (UFRB)

Atividade de encerramento – às 16h – Lançamento do livro “Censura no Brasil Republicano”, com participação de Igor Sacramento (UFRJ), Grimaldo Carneiro (Editora Sagga) e Daniel Saraiva (UDESC), mediação de Guilherme Fernandes (UFRB).

Mini currículo | ConvidadXs

Michel Maffesoli

Professor emérito da Universidade de Paris V – Sorbonne, diretor do Centro de Estudos sobre o Atual e o Cotidiano (CEAQ) e das revistas Societés e Cahiers Européens de l’Imaginaire. Doutor em Ciências Humanas e Sociais, e em Sociologia, pela Universidade de Grenoble, na França. Também, integra o Institut International de Sociologie (I.I.S.) e o Institut Universitaire de France. Ao longo de sua carreira escreveu mais de 30 livros, entre eles: “O tempo das tribos”, “O conhecimento Comum “, “A Transfiguração do Político”, “A ordem das coisas “, “No fundo das Aparências”, entre outras.

Rosane Preciosa

Professora do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutora em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e Mestra em Teoria da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995). Graduou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1979. Dedica-se a pesquisas que cruzam campos de saber, adotando perspectivas minoritárias. Interessa-se sobretudo pelos modos de pensar-escrever, de vestir, de imaginar que inventam outros territórios de existência.

Joana Bosak

Professora no Bacharelado em História da Arte e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Diretora do Museu Moda e Têxtil da UFRGS. Licenciada e bacharela em História (1996-97) e Mestra em História (2000) pela UFRGS. Doutora em Estudos de Literatura – Literatura Comparada pela UFRGS (2006) com estágio doutoral na Universitat de Barcelona, em 2003. Pós-Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS entre 2011e 2013. Professora visitante Erasmus+ na Università Ca’Foscari (Veneza), em 2016. Líder do grupo de pesquisa História da Arte e Cultura de Moda registrado junto ao CNPq.

Rita Salvado

Diretora Adjunta do Museu de Lanifícios e Professora Auxiliar na Universidade da Beira Interior (UBI). Doutorou-se em Engenharia Têxtil com doutoramento europeu – Portugal, França e Suécia – pela Université de Haute Alsace e pela UBI, em 2002. Foi coordenadora da licenciatura em Design de Moda da UBI entre 2006 e 2013, tendo recebido o prémio de Mérito Pedagógico da UBI-FE/CGD 2013. Em 2003, recebeu o prémio científico “The Fiber Society Student Award”. Atualmente desenvolve investigação na sinergia entre Engenharia Têxtil e Design, aplicada em têxteis interativos, tecnologia vestível (wearable technology) e em valorização cultural. 

Rita Andrade

Professora do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual e do Bacharelado em Design de Moda da Faculdade de Artes Visuais na Universidade Federal de Goiás (FAV/UFG). Pós-doutoranda do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC/UFRJ). Doutora em História Cultural pela PUC/SP e Mestra em História da Indumentária e dos Têxteis pela Universidade de Southampton, Inglaterra. Interesses de pesquisa se concentram em indumentária em museus e patrimônio cultural; história da indumentária no Brasil, na América Latina e nos países de língua portuguesa.

Fabio La Rocca

Atua como professor de Sociologia na Université Paul-Valéry Montpellier III – França. Possui graduação em Sociologie pela Università degli studi di Salerno – Itália (2001), mestrado em Sociologie pela Université Paris Descartes Sorbonne (2002) e doutorado em Sociologie pela Université Paris Descartes Sorbonne (2008). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase nas temáticas de Sociologia do Imaginário, Comunicação e Mídias, Sociologia Visual, Cidades e Espaços Urbanos, Epistemologia e história do pensamento sociológico.

Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.