TIM é primeira operadora a ativar 5G em 100% dos bairros de Salvador

Bruno Talento, diretor comercial da TIM Nordeste, Fabio Avellar, Vice Presidente da TIM e Paulo Esperandio diretor de marketing da TIM

Clientes em todos os 170 bairros da capital agora podem experimentar a qualidade da tecnologia 5G da TIM; ampliação inclui áreas turísticas como Praia do Forte, Costa de Sauípe e Imbassaí

Após robusto investimento em infraestrutura, a TIM comemora a ampliação da sua rede 5G em Salvador, tornando-se a primeira operadora a cobrir todos os 170 bairros soteropolitanos com a tecnologia de quinta geração.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (19), durante a visita do VP de Receitas da companhia, Fabio Avellar, à capital da Bahia. Na ocasião, o executivo destacou que a empresa ativou o 5G também em áreas turísticas localizadas no município de Mata de São João, que engloba destinos famosos como a Praia do Forte, Complexo de Sauípe e Imbassaí. O objetivo é aprimorar ainda mais a experiência dos clientes da operadora e possibilitar novas oportunidades de navegação, com velocidades superiores a 1 Gbps, quase cem vezes maiores do que as registradas com o 4G.

Além de Salvador, Recife (PE), Brasília (DF), Curitiba (PR), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) também já contam com tecnologia de quinta geração da TIM em todos os bairros. As demais capitais do Nordeste estão com planos de expansão em andamento.

Para usufruir dos diferenciais do 5G, basta apenas o cliente ter um smartphone compatível com a tecnologia. Atualmente, mais de 80% do portfólio à venda nos canais da TIM são aparelhos 5G, um crescimento de 20 pontos percentuais em um ano. Há diversos modelos em promoção e, para celebrar a ampliação da rede em Salvador, o destaque é o Samsung Galaxy A14 5G por R$ 1.199 no TIM Controle.

Para Avellar, ter a rede 5G em 100% dos bairros de Salvador destaca o caráter inovador da cidade, em sintonia com os pilares da operadora: “a Bahia é um estado estratégico para a TIM, tanto no contexto regional, quanto nacional. Temos aqui parte relevante da nossa base de clientes e parceiros importantes para a nossa operação. Diante disso, nos dedicamos para que a cobertura 5G estivesse disponível o mais rápido possível para todas as regiões da cidade”, afirma o executivo.

Hoje, mais de 15% do tráfego de dados da TIM em Salvador já acontece na rede de quinta geração, como ressalta o Diretor de Desenvolvimento de Rede da operadora, Marco Di Costanzo: “a TIM é líder no 5G no Brasil e é com orgulho que hoje comemoramos a ativação em todos os bairros de Salvador. A nova tecnologia pode apoiar o desenvolvimento da cidade e melhorar ainda mais a experiência dos nossos clientes”, comenta.

Além dos benefícios para o consumidor final, o 5G impulsiona fortemente o mercado corporativo, porque viabiliza a chamada Indústria 4.0 e a utilização de soluções relacionadas à Internet das Coisas. A tecnologia também pode estimular o crescimento de importantes setores da economia, como educação, saúde, transporte e segurança, entre outros. No Nordeste, um dos principais exemplos é o primeiro piloto 5G da indústria automobilística na América Latina, implementado em parceria com a Stellantis e Accenture na cidade de Goiana (PE). A iniciativa inclui o monitoramento de produção de veículos e a sistematização da inspeção de qualidade.

TIM na Bahia

Além de ter presença 5G em todos os bairros de Salvador, a TIM cobre 100% dos municípios da Bahia com a tecnologia 4G desde o fim do ano passado. A operadora tem mais de 3 milhões de linhas ativas no Estado, o que representa 23,4% do mercado baiano. Esse número foi ampliado em 2022 com a aquisição dos ativos móveis da Oi, que incorporou 1,3 milhão de usuários dos DDDs 73 e 75 à base da TIM. Atualmente, a empresa está presente no Estado com 119 lojas, entre próprias, revendas e master (lojas que não comercializam exclusivamente produtos TIM).

Crédito fotos: IR Photografia

Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.