É São João: saiba como saborear as delícias sem prejudicar a saúde dos dentes

 Cirurgiões dentistas e sócios do Ateliê Cangussu & Ferraz, Raphael Cangussu, Davi Ferraz e Danilo Ferraz explicam o que fazer para não comprometer o sorriso nas festas juninas

Junho é mês de muito forró e comida boa. Amendoim, bolo de aipim, pé de moleque, canjica e muitas outras guloseimas típicas dos festejos juninos não vão faltar no cardápio de quem é adepto à época. Contudo, neste período de festa, há mais uma coisa que não pode faltar: o cuidado com a saúde bucal. Isso porque, segundo os cirurgiões dentistas e sócios do Ateliê Cangussu & Ferraz, Raphael Cangussu, Davi Ferraz e Danilo Ferraz, as iguarias consumidas nas festas de São João, em sua maioria, contêm açúcar e podem gerar cáries. No entanto, eles explicam que esse não é único problema bucal que os alimentos juninos podem causar quando são consumidos sem cuidado.

De acordo com Raphael, além da cárie, os alimentos e bebidas que contenham açúcar são responsáveis por estimular a produção de substâncias ácidas. “As comidas típicas do São João são deliciosas, mas muitas delas contêm açúcar em níveis elevados. Isso prejudica o esmalte dos dentes e, também, pode provocar infecções”.

Para não deixar de aproveitar as comidas típicas da época, o jeito é redobrar os bons hábitos. É importante manter uma boa higiene bucal durante todo o período de festividades. “É fundamental escovar os dentes depois das refeições, inclusive após consumir alimentos tradicionais, a fim de eliminar os restos de comida e o excesso de açúcar que se acumulam na cavidade bucal. O uso do fio dental também é indispensável, pois ele alcança áreas onde a escova não chega, evitando o acúmulo de biofilme bacteriano”, orienta Danilo.

Para Davi, há também outras medidas para minimizar os danos causados pelo açúcar. “É fundamental desfrutar dessas comidas com moderação. Além disso, é indicado evitar o consumo excessivo de bebidas açucaradas, como refrigerantes, sucos industrializados e licores. Opte por versões com pouca ou nenhuma adição de açúcar e intercale as doses com água. Também aconselho agendar consultas, antes e depois das festas juninas, com um dentista para realizar exames e limpezas profissionais, garantindo uma saúde bucal em longo prazo”.

Outro ponto para o qual os dentistas chamam atenção é o cuidado com alimentos duros, como o pé de moleque. De acordo com Raphael, “se não há cuidado na mastigação de alimentos duros, muitos prejuízos dentários podem ser gerados, como fratura dos dentes, das próteses dentárias e também danos às restaurações”. 

Por isso, para manter a saúde bucal nas festas juninas, é importante adotar práticas de higiene adequadas, limitar o consumo de alimentos açucarados e visitar regularmente o dentista, afirma Danilo. “É importante desfrutar das delícias da festa sem descuidar dos dentes, pois os prejuízos podem gerar diversos transtornos e até afetar a autoestima, coisa que acontece muito quando um dente é fraturado”, diz. “Com consciência e atenção, é possível garantir um sorriso radiante e saudável para aproveitar todos os momentos especiais que o São João tem a oferecer”, completou Davi.

Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.