TIM e Microsoft adotam gamificação em treinamentos sobre novas tecnologias

Um ano após ser a primeira operadora a anunciar a migração de 100% de seus datacenters para a nuvem, a TIM segue acelerada em sua jornada de transformação digital. E para capacitar e engajar os seus colaboradores com as novas tecnologias necessárias para atuar em um ambiente multicloud, a companhia lançou em parceria com a Microsoft o TIM Ready, um programa de aprendizagem gamificada onde os colaboradores aprofundam os conhecimentos por meio de eventos ao vivo, e-learning e experiências lúdicas. 

Em uma primeira etapa, os funcionários participam de palestras com executivos de alto escalão da TIM e da Microsoft, além de assistir a conteúdos de diretores, gerentes e especialistas em TI de ambas as empresas no estilo “talks”. Em seguida, os colaboradores competem para descobrir quem acumulou mais conhecimento nas áreas de Cibersegurança, Ciência de Dados, Inteligência Artificial, Cultura Digital, dentre outras. Os participantes com melhor desempenho recebem prêmios exclusivos, como itens de vestuário, mochilas personalizadas, certificados digitais, workshops avançados, além de livros técnicos. 

De acordo com Giacomo Strazza, Head de Desenvolvimento, Educação e Inclusão no RH da TIMimplantação do TIM Ready representa uma modalidade eficaz e engajadora para acompanhar e integrar os programas educacionais de upskilling (que aprimora conhecimentos que o colaborador já possui) e reskilling (onde a pessoa aprende novas habilidades). “A transformação digital não se ensina, é um percurso a se viver, através de experiencias inspiradoras, atuação prática, imersão nas tecnologias e compreensão das mudanças de mindset necessárias. E não pode ser autorreferencial, mas sim, aberta ao ecossistema onde a empresa atua. Agradecemos a Microsoft por nos acompanhar nessa jornada de evolução”, explica Strazza. 

Giacomo Strazza, Head de Desenvolvimento, Educação e Inclusão no RH da TIM

Para Tânia Cosentino, presidente da Microsoft Brasil, é uma honra fazer parte do TIM Ready, que tem como objetivo intensificar a cultura digital da companhia e oferece a possibilidade de capacitação e recapacitação constante da força de trabalho da TIM. “O principal ativo de todas as empresas são as pessoas e manter os colaboradores atualizados é fundamental para garantir que eles estarão aptos para realizar as atividades exigidas pelo mercado de trabalho de hoje e do futuro. A gamificação tem sido fundamental para ampliar o engajamento dos funcionários da TIM com diferentes treinamentos e especializações exigidas por conta da aceleração da transformação digital. E tenho muito orgulho da Microsoft ter sido a parceira escolhida para apoiar esse projeto”, destaca a executiva.  

Até o momento, mais de 800 colaboradores de diferentes áreas da TIM — incluindo TI, comercial, marketing e crédito — já foram treinados em cultura cloud para entendimento da tecnologia e para desempenhar outras funções, com foco em reskilling e upskilling. Na operadora desde 2000, Land Robson, 53 anos, trabalha como Consultor Sênior e participou do último TIM Ready, em março passado, quando recebeu treinamentos em Cloud. “Não tinha conhecimento sobre o assunto e como a mudança afeta diretamente a minha área, o treinamento realizado foi de extrema importância. Tivemos muita informação para assimilar e aprender, e a prática nos fará melhorar a cada dia”, conta. Primeira colocada no desafio de DevOps do TIM Ready, Aline Guimarães Correia, 35 anos, é especialista de Infraestrutura Microsoft na TIM e reforça: “gosto de sempre me atualizar sobre novas tecnologias e coisas que possam me ajudar no dia a dia do trabalho”.

Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.