Berimbau feito com taco de golfe, xequerê feito com capacete, surdo feito com balde, atabaque feito com vaso sanitário. Todos esses instrumentos foram criados pelo multiartista baiano Dendê Macedo e deram vida ao “Sons Reciclados”, projeto que une música com sustentabilidade e vai ganhar as ruas de Salvador no arrastão que acontece no dia de Iemanjá, às 14h, na orla do Rio Vermelho.
“Sou autodidata e tenho o mundo como inspiração. O Sons Reciclados nasceu aos poucos, a partir de experiências nos Estados Unidos, onde vivo, e em outros países por onde passei. À medida que eu criava um instrumento, registrava a sonoridade até fazer a junção de todos. Foi assim que consegui unir música e sustentabilidade, apresentando uma sonoridade única que todos poderão ver e sentir no arrastão”, destaca Dendê Macedo.
A concentração de Dendê e Banda será na Praia da Paciência com destino à Casa de Iemanjá. O arrastão contará com a presença de dezenas de percussionistas, amigos de longa data do artista, incluindo músicos do Ilê Aiyê, Timbalada, Afrodisíaco, Samba Fogueirão, Tambores do Engenho, o Terreiro do Bogum, além de alunos do Projeto Dendê, iniciativa social que Dendê mantém na Federação. “Através dessa manifestação artística também temos o objetivo de conscientizar sobre a importância de trazer sempre as oferendas, mas sem poluir o mar, respeitando a natureza”, finaliza Dendê.
Sobre Dendê
Dendê começou sua carreira artística aos 14 anos como percussionista da Timbalada e com passagens pelo bloco afro Tambores do Engenho, Samba Mirim Pingo de Ouro e Samba Fogueirão. Desde 2001 divide junto com sua banda o tempo entre a terra natal e os Estados Unidos, onde sua música vem ganhando destaque. Ao todo, são mais de 20 anos dedicados à disseminação das raízes afro-brasileiras pelo mundo. Para mais informações, acesse @dendemacedomusic nas redes sociais.












Deixe uma Resposta
Ver Comentários