Saúde bucal: saiba porque é importante cuidar do seu sorriso

 

Dr. Jorge Pedreira fala sobre higiene bucal e clareamento dentário

Dentes e sorriso perfeitos. Há pessoas que acreditam que esses dois fatores não passam de apenas de uma questão de estética, algo superficial. No entanto, o cuidado com os dentes é fundamental para a saúde física e mental. Pesquisa divulgada pelo jornal Folha de SP mostra que 83% das pessoas com dentes imperfeitos têm algum problema relacionado à autoestima.

De acordo com o cirurgião dentista, Jorge Pedreira Jr., que atende na Cliden, para que constrangimentos sejam evitados e o indivíduo viva com toda a saúde em dias, é preciso procurar um especialista e dar início ao protocolo de higiene bucal. “Após a avaliação inicial, eu sempre parto para o protocolo de profilaxia, que inclui aplicação de flúor, ultrassom para raspagem, polimento dentário, jato de bicarbonato, lixas profiláticas”, ressalta.

E para fazer a manutenção dos procedimentos realizados em consultório, é preciso estar atendo a alguns simples cuidados. “A escovação precisa ser realizada três vezes ao dia. E ao contrário do que muitos pensam, é necessário esperar de 20 a 30 minutos após refeição, para realizar a escovação. E para este momento, é fundamental utilizar escovas de cerdas macias” aconselha Dr. Jorge.

Segundo o cirurgião, também é preciso estar atendo aos alimentos que são ingeridos. Afinal, uma alimentação rica em açúcares e carboidratos, acaba resultando em inúmeras doenças. “Esses fatores, quando aliados ao não cuidado, faz com que a gente acumule bactérias, ocasionando doenças tipo a cárie, mau hálito e periodontite. Sem falar da perda de unidades dentárias”, ressalta ele.

Seguindo as dicas passadas e mantendo a visita ao dentista a cada seis meses, não haverá doença que se instale. “Esse sem dúvida é o grande segredo para uma saúde bucal: estar sempre com o profissional escolhido, realizando as manutenções necessárias. Até porque, esse é o ponto de partida para iniciar qualquer tipo de tratamento dentário, que normalmente é iniciado pelo clareamento dental”, pontua.

 

O CLAREAMENTO

O clareamento dental é a técnica mais conhecida pra clarear os dentes, após a realização de todo o protocolo de higiene bucal. “Quando fazemos a profilaxia, a gente também remove a pigmentação que deixa o dente mais amarelado. Assim iniciamos a etapa de clareamento, que é a mais desejada por quem chega no consultório. Apenas com o clareamento é possível deixar o sorriso mais branco, luminoso”, garante Dr.Jorge.

Para quem realiza o procedimento, é preciso lembrar que vinho e café devem ser consumidos com moderação, já que podem danificar o esmalte dentário devido aos altos níveis de acidez. “Aos amante dessas bebidas, eu indico que faça a ingestão com canudo. Essa é a maneira mais simples de evitar que o resultado do clareamento seja prejudicado”, recomenda ele.

E para garantir o sucesso do clareamento dentário, não se pode esquecer a harmonia entre ele e a higiene bucal. “Um não caminha sem o outro, por isso procuro passar as orientações corretas aos meus pacientes e estou sempre lembrando que os cuidados primários é que irão garantir o sucesso do clareamento”, finaliza.

 

TÉCNICAS DE CLAREAMENTO

– Clareamento supervisionado (caseiro): o paciente usa um molde confeccionado com base no tamanho da sua arcada. O material feito de silicone recebe um gel clareador (normalmente, peróxido de hidrogênio) que deve ser usado por até 3 semanas com sessões consecutivas de 2 horas e acompanhamento profissional.

– Clareamento de consultório: o clareamento também usa um gel clareador (em porcentagem mais forte do que no caseiro), mas esse é aplicado diretamente no dente, fazendo com que a fórmula química reaja clareando a dentição. O tratamento é feito em até 3 sessões de 1 hora cada com o dentista.

– Clareamento a laser: o clareamento a laser é bastante rápido em comparação aos demais. O feixe de luz (ultravioleta ou led) age diretamente sobre o peróxido de hidrogênio e já apresenta resultado na primeira sessão. O método de consultório demora cerca de 1 hora e é finalizado após 3 aplicações.

 

Dr. Jorge Pedreira

Endereço: Cliden, Rua Afonso Célso, 109 – Barra, Salvador – BA
Telefone: (71) 3264-2205
Instagram: @dr.jorgepedreirajunior

Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.