Referência em ESG, Instituto Iris celebra 25 anos com nova marca e novo site


Organização com sede em Salvador executa diversos projetos no Norte, Nordeste e Sudeste

Referência em responsabilidade e investimento socioambiental, o Instituto Iris, com sede em Salvador, celebra 25 anos de atuação com o lançamento de sua nova marca e site oficial. Essas novidades já estão no ar para o público, que pode conferir a visão, os legados e as aspirações da organização que, desde 1999, executa projetos, promoção de campanhas e causas de transformação social, inclusão e diversidade.

Atualmente sob direção executiva de Lila Lopes, o instituto já executou e ainda executa grandes programas com o objetivo de promover políticas públicas como o AfroEstima, que capacita afroempreendedores em Salvador e o projeto ORI, também na capital baiana, que prepara jovens do estado para gerar impacto em suas comunidades através dos negócios.

Além disso, o instituto promove projetos de ações afirmativas em parcerias com shoppings, contribuindo para levar dignidade para diversos públicos em situação de vulnerabilidade, através de iniciativas como o “Levante e Lute”, que oferta aulas de judô para crianças e adolescentes em Fortaleza e, ainda, o Parque Bengui de Informática, que promove a inclusão digital em Belém.

“Uma das maiores realizações desta organização, ao longo destes 25 anos, tem sido a de desempenhar uma atuação permanente, contínua e de impactos concretos em territórios de vulnerabilidade, trabalhando de forma independente e autônoma, e sem qualquer apoio financeiro contínuo e pré-determinado”, destaca Lila Lopes, diretora-executiva do instituto.

Site e legado

O novo site, acessível e interativo, proporciona uma visão detalhada dos projetos e facilita a colaboração com parceiros e apoiadores. A plataforma oficial do Instituto Iris disponibiliza, ainda, publicações sobre diversos temas relacionados a impacto social, e estas produções têm como objetivo inspirar outras pessoas a se envolverem em iniciativas de transformação social. Para conhecer o site, acesse (https://institutoiris.org.br/).

Além disso, o domínio reúne informações sobre causas e campanhas promovidas, como o AfroBiz, um catálogo virtual de negócios liderados por afroempreendedores; e a Semana do Orgulho, que, em parceria com diversos shoppings, promove ações voltadas para a conscientização social sobre acolhimento e inclusão da comunidade LGBTQIAPN+.

Ao longo destas mais de duas décadas de atuação, o instituto articulou parcerias com o Governo Estadual da Bahia, Prefeitura Municipal de Salvador, Cesol, Ministério Público da Bahia, Grupo Mulheres do Brasil, Instituto Solea, Microlins, Wakanda Educação e mais. Empresas, fundos de investimento e instituições que desejem desenvolver projetos em parceria com o Iris podem entrar em contato pelo telefone Whatsapp (71) 3350-5526.

“Os propósitos de uma instituição do terceiro setor são continuamente revisitados através do desenvolvimento de suas ações no cotidiano, pois o nosso público alvo é protagonista no estabelecimento de nossas metas e a dinâmica de suas vidas impactam diretamente o nosso trabalho. Nós permanecemos conectados ao nosso objetivo maior tendo em vista os desafios de uma sociedade em condição de extrema desigualdade social e econômica, buscando sempre alternativas e tecnologias possíveis de atuação e investimento social”, completa Lila Lopes.

Sobre o Instituto Iris

O Instituto Iris é uma organização dedicada à promoção da cidadania e garantia de direitos através de projetos sociais, culturais e educativos, impactando positivamente comunidades em todo o Brasil. Com sede em Salvador, na Bahia, a organização atua a nível nacional, com destaque para as regiões Norte e Nordeste.

Desde a sua fundação em 1999, o Instituto Iris recebe diversos prêmios e certificações que demonstram a importância da sua atuação. Em 2007, figurou como o único representante da Bahia na lista de vencedores do Prêmio Inteligência Social, promovido pela ONG Genera, com o projeto Arte e Cidadania. Já no ano de 2012, a organização foi premiada pela Fundação Pedro Calmon pelo seu projeto Café com Letras, de incentivo à leitura. O Iris também obteve a participação no Comitê Gestor do Selo da Diversidade Étnico-Racial, em 2017, assegurando seu compromisso em desenvolver ações de combate ao racismo.

Além disso, em 2024, outra ação do Instituto, o projeto Parque Bengui de Informática, foi finalista do Prêmio Abrasce. Mais informações sobre os projetos da organização podem ser encontradas em @institutoirisoficial, perfil oficial do Iris no Instagram.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA
Berradêro Comunicação
Hilza Cordeiro – (71) 99269-0783
Verena Guimarães – (71) 98430-7275