Oxente: criativo lança fonte inspirada na maior feira livre de Salvador

Inspirada no letreiramento popular dos comércios da Feira de São Joaquim – considerada a maior feira livre de Salvador, o profissional Douglas Reis, diretor de arte sênior da Publicis Brasil e especialista em tipografia, apresenta um novo projeto ao público: a fonte Oxente. Terra natal do criativo, a concepção começou com uma visita ao local junto ao fotógrafo Peu Campos, onde Douglas fotografou os passantes e Peu registrou imagens das placas dos comerciantes que serviram de inspiração para o trabalho.

Diante disso, a fonte foi desenvolvida através de um processo manual feito inteiramente pelo profissional Douglas Reis, desde a concepção e conceito até a sua programação, passando por uma extensa experimentação de ferramentas, superfícies e texturas. Para representar uma característica da fonte vernacular, que representa o fato de que nenhuma letra é exatamente igual a outra, a Oxente apresenta quatro variações para cada caractere, que podem ser alteradas manualmente pelo designer ou alternadas automaticamente através de uma programação padrão.

De acordo com o autor, o trabalho “tem a importância social de dar visibilidade a um estilo de arte desconhecido pelo público, quebrando um padrão estético que hoje é considerado aceitável pela indústria, além de, claro, empoderar a cultura do subúrbio soteropolitano”, pontua. A identidade visual do projeto foi lançada utilizando ilustrações e elementos locais, além de expressões e frases típicas da Bahia em produtos como camisas, ecobags e almofadas que, em breve, serão comercializadas através do Instagram: @aondetudio.

Conheça todos os detalhes da Oxente em: www.behance.net/gallery/91736457/OXENTE-_-FONTE

Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.