Alberto Griselli, Chief Revenue Officer da TIM Brasil, acaba de anunciar parceria inédita entre TIM e a Fiat Chrysler Automóveis (FCA) para oferecer soluções  de conectividade embarcada em veículos das marcas Fiat, Jeep e Ram partir da primeira metade de 2021. Como parte da estratégia global de desenvolver ecossistemas para serviços conectados e potencializar a experiência digital dos clientes, futuros lançamentos da FCA no Brasil vão contar com o eSIM, chip virtual para acesso a Wi-Fi nativo a bordo, com a qualidade da cobertura 4G da TIM e a maior rede de Internet das Coisas (IoT) do País.

A conectividade permitirá a comunicação ativa e em tempo real do carro com o usuário, com a FCA e com a rede de concessionárias. Os clientes da FCA se beneficiarão com uma variedade de serviços, desde conteúdos de entretenimento e segurança, até aplicativos que interagem com o veículo. Será possível, por exemplo, dar a partida remotamente no veículo e acionar o ar-condicionado ou o aquecedor para garantir a temperatura interna ideal antes mesmo da entrada no carro. Também permitirá a identificação remota de eventuais falhas no veículo com a possibilidade de diagnósticos mais ágeis e precisos. Tudo isso graças aos sensores conectados, que enviam dados continuamente para a FCA.

A conexão com a Internet via 4G permitirá, ainda, a atualização de softwares e aplicativos pela nuvem e a integração com assistentes pessoais. “Na medida em que conhecemos e aprendemos junto com o consumidor, teremos condições de desenvolver novas soluções que irão melhorar significativamente a experiência do consumidor, garantindo mais conveniência e fluidez”, ressalta Luis Santamaria, diretor de Mopar – o braço de pós-vendas, peças, acessórios e serviços da FCA. Para a TIM, que foi escolhida pela FCA após um processo longo e criterioso, o que une as empresas é a oportunidade de promover experiências completas aos consumidores, oferecendo tudo que já é possível em um smartphone e tornando o carro mais um integrante da família.