Itaigara Memorial terá moderno e resolutivo Centro de Atendimento de Saúde Urológica

 

Buscando sempre oferecer um atendimento completo a seus pacientes nas mais diversas especialidades, o Itaigara Memorial vai inaugurar no dia 01º de março, o Itaigara Memorial Urologia. O centro de atendimento de saúde urológica funcionará no edifício Itaigara Memorial Day Hospital Medical Center, no Itaigara, e contará com atendimentos clínicos para homens, mulheres e crianças, de todas as idades, de segunda a sexta, nas diversas áreas como Urologia Pediátrica, Urologia Feminina, Uroneurologia, Andrologia (Disfunção Sexual), Urolitíase (Cálculos Urinários), além da realização de exames diagnósticos especializados como o Estudo Urodinâmico convencional.

Com uma equipe de sete urologistas altamente capacitados e experientes formada por Dra. Bianca Macedo, Dr. Cássio Pugas, Dr. Eliakim Massuqueto, Dr. Marcelo Cerqueira, Dr. Maurício Fucs, Dr. Paulo Furtado e Dr. Pedro Gouveia, os pacientes irão dispor de soluções inovadoras em Urologia, desde as consultas e encaminhamentos de exames até os mais diversos procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos realizados no Itaigara Memorial Hospital Dia.

Para o correto diagnóstico e acompanhamento das patologias urológicas, o Itaigara Memorial Urologia contará com um moderno serviço de Urodinâmica, onde, através de uma moderna tecnologia, será possível avaliar e mensurar todos os possíveis problemas relacionados ao armazenamento e eliminação da urina através da micção.

E para oferecer maior conforto e praticidade aos pacientes, o Itaigara Memorial Urologia terá ainda com o serviço de uma concierge para auxiliá-los nas marcações dos exames, consultas e procedimentos necessários do início até a resolução do problema. Tudo em um único lugar e com a mais moderna tecnologia.

Conheça a seguir alguns dos serviços que serão oferecidos no Itaigara Memorial Urologia:

Urologia Pediátrica

Graças ao desenvolvimento tecnológico, o atendimento à crianças com problemas urológicos tem se tornado mais eficiente, a cada dia, em termos de exames diagnósticos e tratamentos minimamente invasivos. É possível, para um urologista pediatra, o reconhecimento de disfunções ou más-formações desde o período intrauterino até o início da idade adulta.

Urologia Feminina

 

As mulheres possuem um aparelho urogenital que demanda maior cuidado clínico, principalmente no que diz respeito ao assoalho pélvico. Daí a importância de oferecer assistência completa, precisa e eficaz, principalmente no ramo da Uroginecologia. Essa é uma subespecialidade híbrida, dentro dos campos da urologia e da ginecologia, na qual o médico cuida da prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas relacionados ao útero, reto, intestino, bexiga, ou seja, a região do baixo abdômen nas mulheres.

 

São exemplos de condições tratadas por esse especialista: incontinência urinária e fecal; cistos vaginais e uretrais; dor pélvica durante o contato íntimo; micção mesmo em repouso; infecção urinária de repetição com todas as suas repercussões para o trato urinário; prolapsos genitais, entre outras. Este serviço conta, se necessário, com o apoio da equipe de Fisioterapia do Itaigara Memorial Hospital Dia.

Uroneurologia

Além do tratamento específico de mulheres no contexto de disfunções miccionais, a Urologia engloba uma subespecialidade conhecida como Uroneurologia, que tem como objetivo o diagnóstico e tratamento de todas as disfunções miccionais, em ambos os sexos, causadas por doenças neurológicas e degenerativas como o Diabetes Mellitus, Trauma e Patologias Raqui-medulares, Doença de Parkinson, Alzheimer e outros quadros demenciais cada vez mais frequentes nos dias atuais.

Andrologia (Disfunções Sexuais)

 

A disfunção sexual, muito conhecida por afetar os homens, também atinge muitas mulheres. Esse distúrbio está presente em qualquer fase da vida sexual e inclui perturbações do desejo, excitação, orgasmo e, principalmente, ereção. As disfunções prejudicam, em diferentes graus, a vida sexual dos indivíduos e casais, afetando a qualidade de vida das pessoas e podendo ser causa de inúmeros problemas de relacionamento e de saúde emocional.

A disfunção sexual pode estar, frequentemente, relacionada à inúmeras doenças crônico-degererativas como o Diabetes, Hipertensão Arterial, além de também poderem representar marcadores de risco cardiovascular e metabólico importantes na prevenção de doenças potencialmente fatais. Por isso, a importância da consulta junto a um profissional especializado e multidisciplinar, que abordará o problema da forma individualizada e mais humanizada possível, identificando todos os fatores orgânicos e psicológicos, com a presença de uma equipe de terapeutas especializados do Itaigara Memorial Hospital Dia.

Centro de Urolitíase (Cálculos urinários)

 

Os cálculos renais, enquanto estão localizados nos rins, costumam passar despercebidos (assintomáticos) e podem permanecer assim por meses ou anos. A principal manifestação clínica da litíase renal é a cólica de rim, que ocorre quando um cálculo se desprende do rim e se desloca pelo ureter, a caminho da bexiga. A crise, determinada pela migração do cálculo, é caracterizada por forte dor nas costas, que se irradia para a barriga (baixo ventre), frequentemente associada com náuseas/vômitos, ardor ao urinar e presença de sangue na urina.

Além de tratar a dor, promovendo seu alívio imediato, o urologista avaliará a possibilidade de eliminação espontânea do cálculo e a presença de indicadores de gravidade que possam sinalizar o risco de complicações clínicas. Muitas vezes, há a necessidade de promover a retirada do cálculo cirurgicamente, utilizando técnicas minimamente invasivas em regime de Hospital Dia, possibilitando ao paciente o retorno quase imediato às suas funções profissionais e pessoais.

Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.