Empresa brasileira de tecnologia, o iFood inicia o ano de 2024 com grandes investimentos em marketing – uma estratégia de negócio da marca com o objetivo de democratizar a alimentação, promover a acessibilidade do app e acentuar a conexão com a cultura brasileira. A empresa é a patrocinadora oficial do carnaval de rua das cidades do Rio de Janeiro e Salvador, dos principais blocos da capital Paulista, do Camarote Expresso 2222, além de ser patrocinador oficial da casa mais vigiada do Brasil, o BBB24.
Em entrevista EXCLUSIVA para a Revista Yacht Mais, a diretora de marketing do iFood, Ana Gabriela Lopes, falou sobre esses investimentos, propósito da marca, inovações e experiências que tornam o iFood uma marca querida pelos brasileiros. Confira:
RYM: Quais são os objetivos específicos do iFood ao investir como patrocinadora tanto no Carnaval quanto no BBB 24, e de que maneira esses investimentos estão em sintonia com a estratégia de marketing adotada pela empresa?
AGL: O iFood é uma empresa brasileira e todas nossas iniciativas de marketing estão conectadas com a estratégia de negócio do iFood. Com os patrocínios do carnaval e BBB 24 queremos reforçar que o iFood é uma marca brasileira ao mesmo tempo que ampliamos a conexão com os nossos clientes, estabelecimentos parceiros e entregadores por canais que vão além do nosso app.
Durante o carnaval de 2024, nos juntamos novamente com os foliões, agora com o patrocínio oficial do carnaval de rua do Rio de Janeiro e de Salvador, além de estar junto com diversos blocos em São Paulo. Também, estamos apresentando o tradicional Camarote Expresso 2222, na capital baiana. Nossa estratégia é fomentar o uso do delivery no pré e pós folia, pois sabemos que o iFood entrega conveniência e comida boa a preços acessíveis.
Já o nosso patrocínio ao Big Brother Brasil, um dos principais programas de entretenimento da TV brasileira, serve como uma grande vitrine que contribui para que a gente amplifique ainda mais a nossa conexão com o nosso ecossistema, composto por entregadores, estabelecimentos parceiros e clientes. Em ambos os patrocínios estamos reforçando a mensagem Brasileiro, bom e barato que tem como objetivo evidenciar que o iFood é uma plataforma acessível para os diversos perfis de clientes, com refeições de qualidade a bom preço.
RYM: Como a presença contínua do iFood no BBB 24 e a participação no Carnaval estão impactando positivamente seus vínculos com o ecossistema formado por entregadores, estabelecimentos parceiros e clientes, promovendo assim uma conexão mais ampla?
AGL: A participação ativa do iFood em eventos de grande alcance como o BBB 24 e o Carnaval visa fortalecer a conexão da marca com seu amplo ecossistema. A visibilidade conquistada nesses eventos eleva o reconhecimento da marca, o que contribui para um aumento na base de clientes. Isso, por sua vez, beneficia diretamente os estabelecimentos parceiros e entregadores, pois um maior número de usuários tende a gerar mais pedidos, beneficiando todas as pontas do ecossistema.
Além disso, nossas campanhas visam intensificar o engajamento dos clientes, eventos culturais populares e alegres como o Carnaval nos ajudam a criar uma conexão emocional mais profunda entre o iFood e seus usuários, promovendo uma fidelidade maior e uma experiência de usuário mais satisfatória.
RYM: De que maneira o iFood pretende aproveitar sua participação no Carnaval para promover a acessibilidade do aplicativo, democratizar a alimentação e enfatizar sua afinidade com a cultura brasileira, considerando também sua presença contínua no BBB 24?
AGL: Os patrocínios do BBB e Carnaval de 2024, seguem uma narrativa estratégica que reforça tanto que o iFood é uma marca brasileira como a qualidade e bom preço que podem ser encontrados na nossa plataforma. Com a mensagem ‘Brasileiro, bom e barato’, nossas campanhas têm o objetivo de mostrar que o iFood tem opções acessíveis para os diversos perfis de clientes. Por isso, desde o ano passado, temos iniciativas como é o caso do iFood Hits que está disponível na cidade de Fortaleza e oferece comida de qualidade por até R$19,99, incluindo frete grátis.
Além disso, estamos com ações promocionais durante a semana em algumas cidades do país com descontos disponíveis cada dia da semana para aproveitar no app: terça-feira com até 30% desconto; quarta-feira em dobro (comprou dois, paga um); quinta-feira de entrega grátis e nos demais dias da semana oportunidade de aproveitar as economias do Clube iFood, programa de fidelidade da plataforma.

RYM: Como o iFood planeja executar estratégias de marketing durante o Carnaval e o decorrer do BBB 24, com ênfase nos pilares Brasileiro, Bom e Barato?
AGL: O iFood está preparando diversas ações para aproveitar com os foliões e também durante o BBB. É importante lembrar que nossas iniciativas também têm como foco promover uma conexão mais ampla e positiva com entregadores, estabelecimentos parceiros e clientes.
No BBB nosso patrocínio contempla estar presente em diferentes momentos importantes da casa, como participação em provas e atividades rotineiras do programa, como festas e ativações pontuais.
Já no carnaval, vamos garantir que os foliões aproveitem esse momento com a conveniência, a ideia é fomentar o uso do iFood no pré ou pós carnaval com a certeza de que eles encontrarão refeições de boa qualidade a preços acessíveis.
RYM: Com o iFood como patrocinador oficial dos blocos de rua, com destaque para o Camarote Expresso 2222, quais inovações e experiências exclusivas estão reservadas para os foliões com a renovação dessa parceria em 2024?
AGL: Salvador é uma praça vitrine no carnaval do Brasil. Em 2024, o iFood será patrocinador oficial do Carnaval da cidade de Salvador, além de, também, patrocinar o Camarote 2222 e mais 10 blocos tradicionais da cidade, nos associando aos artistas protagonistas da festa, entre eles, Ivete Sangalo, Bell Marques, Daniela Mercury e Alok.
Queremos manter a estratégia de apoiar e valorizar momentos de relevância cultural, continuar com a consistência e presença nas principais cidades do Carnaval do Brasil, reforçar a alta visibilidade e protagonismo nas praças e fortalecer o relacionamento com stakeholders.
A empresa também fará diversas ativações para contagiar os foliões, gerando experiências da concentração ao momento de dispersão, como distribuição das queridinhas viseiras, um brinde muito procurado pelos foliões, além de ações no Camarote 2222.
RYM: De que forma o iFood percebe a relevância do apoio a eventos culturais e festividades no Brasil para fortalecer sua posição como uma marca querida pelos brasileiros?
AGL: O iFood é uma empresa brasileira, e, através de apoio a eventos culturais e festividades relevantes para os brasileiros, procura gerar experiências e conexões com o público em momentos importantes.
Em 2023, começamos o ano com o patrocínio do carnaval de São Paulo, Rio e Salvador. Também levamos a marca e toda a sua brasilidade para o mais esperado evento de música, cultura e arte de São Paulo, o The Town, festival que reuniu artistas de renome para mais de 235 horas de música.
Outro momento que apoiamos foi o São João. O iFood marcou presença no São João de Caruaru, em Pernambuco, uma das festas mais tradicionais do nosso país e do evento iFood Arraial Estrelado 2023, que aconteceu em São Paulo.
Todos esses investimentos em eventos e festividades que reforçam a nossa origem, com patrocínios que celebram momentos importantes e tradicionais do país, vão ao encontro do nosso objetivo de fortalecer a brasilidade da marca, conectar às pessoas, estando cada vez mais próximo do nosso país e público.
Crédito fotos: Divulgação

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