Pesquisas mostram como a atividade física pode ajudar a alavancar a carreira

De acordo com algumas pesquisas, a atividade física (especialmente quando praticada pela manhã), está relacionada ao bem-estar, à felicidade e a melhores relações interpessoais. Se exercitar no início do dia também traz benefícios voltados para a carreira, como aumento da produtividade, da satisfação no trabalho e, consequentemente, menores chances de deixar o emprego. O mais importante é começar sabendo que fazer exercício, independente da hora do dia, traz efeitos positivos. Quanto mais você se exercitar, mais feliz vai se sentir, de acordo com um estudo da Universidade de Michigan. Mesmo pequenas sessões de exercício tiveram consequências positivas. “A atividade física reduz a depressão e a ansiedade e aumenta níveis de felicidade e bem-estar. Independentemente da sua idade, o exercício vai te fazer bem. Ele melhora a motivação, a cognição e a memória”, comenta Ralph Couto, professor de educação física da Rede Alpha Fitness.

De acordo com dados da companhia norte-americana de bicicletas elétricas Velotric Bike, de 2023, o exercício matinal gera os efeitos mais significativos. Pessoas que se exercitavam de manhã tinham 129% mais probabilidade de se sentirem produtivas. Além disso, elas tinham maior probabilidade de estarem satisfeitos com seus trabalhos – 73%, contra 61% para os que faziam exercícios à noite. Os dados também mostraram que quem faz exercício de manhã tem uma probabilidade 44% maior de ocupar cargos gerenciais e uma renda superior à dos que se exercitavam em outros horários do dia.

O exercício faz a diferença em tudo, da produtividade ao salário, bem-estar e os relacionamentos. Mas fica o alerta: a pessoa deve consultar um médico e garantir que está saudável o suficiente para começar. Em geral, quanto mais atividade física, melhor. Começar aos poucos ou continuar com o que já está fazendo e, então, manter e desenvolver os ótimos hábitos. “O melhor exercício é aquele que você pratica. Não se compare com os outros e fique satisfeito com seus próprios esforços e progresso. É mais provável que você continue com sua rotina de exercícios quando perceber como está se sentindo bem. Aprecie as novas capacidades que você está construindo e sua empolgação e aproveite as emoções positivas que surgem da atividade física”, finaliza o professor da Rede Alpha Fitness.