FLIPELÔ : Vencedores do Prêmio Jabuti em mesa sobre poesia

Os premiados poetas nordestinos, ganhadores do Prêmio Jabuti, Cida Pedrosa (2020) e Mailson Furtado (2018) estarão juntos na Edição Especial da Festa Literária Internacional do Pelourinho (FLIPELÔ), no dia 13 de dezembro (domingo), às 18h, a mesa “Poesia épica dos Brasis: o longo fôlego na contemporaneidade”. A mediação será do poeta, produtor cultural e jornalista José Inácio Vieira de Melo. O encontro será transmitido pelo canal oficial da FLIPELÔ no YouTube – www.youtube.com/flipelo – já que o evento está sendo realizado completamente on-line, devido a pandemia do novo coronavírus.

Cida Pedrosa e Mailson Furtado andam na contramão das tendências atuais, que prezam pelo verso curto e pela poesia minimalista. São parte de um time de poetas que estão resgatando o verso expansivo e a poesia de longo fôlego, estabelecendo um diálogo com a poesia épica e buscando novos caminhos estéticos.

Essa caminhada tem dado resultados positivos, a exemplos de epopeias contemporâneas como os premiados livros Solo para vialejo, de Cida Pedrosa e à cidade, de Mailson Furtado, ganhadores do Prêmio Jabuti de 2020 e 2018, respectivamente. Ambos venceram em duas categorias: Poesia e Livro do Ano.

Essa caminhada terá a FLIPELÔ como ponto de parada obrigatória. O diálogo entre a pernambucana Cida Pedrosa e o cearense Mailson Furtado será mediado pelo poeta e jornalista alagoano radicado na Bahia, José Inácio Vieira de Melo.

A programação completa da Edição Especial  da FLIPELÔ está disponível no site http://flipelo.org.br/.

Sobre os debatedores

CIDA PEDROSA é poeta, nascida em Bodocó, Sertão do Araripe, em Pernambucano. Foi uma das militantes do Movimento de Escritores Independentes de Pernambuco na década de 1980, e daí vem seu gosto e experiência com a récita. Publicou dez livros de poemas, sendo os mais recentes Estesia (2020), Solo para vialejo (2019), Gris (2018), Claranã (2015), Miúdos (2011) e As filhas de Lilith (2009). Tem participação em antologias de poemas e contos no Brasil e no exterior. Alguns de seus livros foram selecionados pelos prêmios Jabuti, Portugal Telecom e Prêmio Oceanos de Literatura. Solo para vialejo venceu o Prêmio Jabuti 2020 na categoria Poesia e Livro do Ano. Atualmente vem se dedicando a falar sobre literatura no canal Fresta (youtube.com/cidapedrosa).

MAILSON FURTADO é cearense, autor dentre outras obras, de à cidade, obra independente vencedora do Prêmio Jabuti 2018 – categoria Poesia e livro do Ano. Em Varjota, Ceará, cidade onde sempre viveu, fundou a CIA teatral Criando Arte, em atividades desde 2006, onde realiza atividades de ator, diretor e dramaturgo, além de produtor cultural da Casa de Arte CriAr. Graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará, possui obras publicadas em jornais, revistas e antologias no Brasil, Portugal e França e mais de 10 textos encenados no teatro.

Sobre o mediador

JOSÉ INÁCIO VIEIRA DE MELO é poeta, produtor cultural e jornalista. E alagoano radicado na Bahia. Publicou oito livros de poemas, dentre eles Sete (2015) e Entre a estrada e a estrela (2017). Participa de várias antologias no Brasil e no exterior. Coordenador e curador de vários eventos literários, como a Praça de Poesia e Cordel, na 9ª, 10ª e 11ª Bienal do Livro da Bahia (2009, 2011, 2013) e a Flipelô – Festa Literária Internacional do Pelourinho (2017, 2018, 2019). Recebeu alguns prêmios, dentre eles o Prêmio O Capital 2005, com o livro A terceira Romaria, e o Prêmio QUEM 2015, da Revista Quem, na categoria Literatura – Melhor Autor, com o livro Sete. Tem poemas traduzidos para os idiomas alemão, árabe, espanhol, finlandês, francês, inglês e italiano.

Esta Edição Especial da Festa Literária Internacional do Pelourinho, a FLIPELÔ 2020, é uma correalização do Sesc com a Fundação Casa de Jorge Amado e tem produção da Sole Produções. Tem patrocínio do Itaú Social, Banco do Nordeste/Governo Federal, Bahiagas e apoio da ITS Brasil, Rede Bahia, Prefeitura de Salvador, Governo da Bahia, do Shopping da Bahia e da Academia de Letras da Bahia.

Acompanhe a FLIPELÔ nas redes sociais para ficar por dentro de todos os detalhes da programação.

www.flipelo.org.br

Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.