#FIQUEEMCASA E PREPARE O ESPAÇO PARA ATIVIDADES FÍSICAS

Quem quer manter um equilíbrio na “rotina da quarentena”  está aderindo aos exercícios físicos dentro de casa. Além de sair da sensação de tédio, praticar exercícios controla a ansiedade, fortalece o sistema imunológico, levando qualidade de vida e saúde aos praticantes.

Após suspensão das atividades em academias e estúdios de ginástica por causa da pandemia de coronavírus (COVID-19), os exercícios supervisionados por professores tomaram a tela dos celulares e um “cantinho” das casas.

Como aproximadamente 9 milhões de brasileiros moram em apartamentos, segundo dados da PNAD Contínua, os poucos metros² para locomoção tem provado ser mais uma dificuldade aos esportistas.

Resolvendo esse problema, a instrutora do estúdio Soull Pilates, Elaine Sales, propõe a escolha de um cômodo arejado e de fácil manuseio da mobília, esvaziando o espaço sem precisar ter muito trabalho.

Nos dias que for se exercitar, retire objetos que possam atrapalhar a locomoção, medindo o espaço necessário através do seu comprimento corporal. Para finalizar, coloque um tapete para conforto pessoal e ponha os utensílios do treino (vassouras, garrafa d’agua, toalha) em um canto separado e de rápido acesso”, aconselha.

Elaine explica que criar uma rotina de treinos com horários definidos ajuda a não cair na preguiça de preparar o cômodo todos os dias. Apesar de todas as práticas físicas serem bem-vindas, a instrutora ressalta que o pilates acaba se destacando pelos treinos de baixo impacto que garantem resultados eficazes e para todas as idades.

A profissional também aconselha a guardar os utensílios — bolinha de tênis, canga, toalha, cabo de vassoura, tapete — juntos em um armário, evitando o desperdício de energia para a procura.

É muito importante separar 30 minutos do dia, em pelo menos 3 vezes na semana, para a prática da atividade física, pois assim conseguimos amenizar as tensões musculares. Sabemos que estamos vivenciando um momento difícil e delicado, então precisamos manter o corpo e a mente conectados, sem deixar levar pela preguiça”, conclui.

Para mais informações, aulas e conteúdos gratuitos de pilates, acesse a página do Instagram @soullpilates.

Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.