Espaço Gourmet – sinônimo de charme e sofisticação que chegou para ficar

A tendência tem se destacado como um dos maiores diferenciais em ambientes domésticos

Varanda gourmet é uma tendência que chegou para ficar e vem sendo usada cada vez mais em casas e apartamentos. Nos últimos anos, cresceu ainda mais a necessidade de unificar os ambientes do lar para estar mais próximo às pessoas e a área gourmet integrada é uma ótima forma de compor os espaços com muito charme e sofisticação. “Por facilitar os momentos de conversas e se reunir com a família, além de valorizar o imóvel, o espaço gourmet tem se destacado como um dos maiores diferenciais em ambientes domésticos. A tendência é oferecer soluções para integrar ambientes e tornar os espaços funcionais e adaptáveis. A divisão dos cômodos, o estilo de acabamento utilizado e a escolha dos móveis podem transformar ambientes, com originalidade, valorizando a identidade do cliente”, explica a arquiteta Itana Lemos.

Características indispensáveis

Servindo como uma extensão da cozinha e da sala, a varanda gourmet é um espaço para apreciar uma boa comida, socializar com amigos e parentes, relaxar e se divertir. Enquanto há alguns anos, a varanda era utilizada apenas para se encantar com a vista ou descansar por um tempo, hoje ela é reconhecida como um ótimo lugar para confraternizar com pessoas queridas.

As principais características do espaço gourmet são a churrasqueira gourmet; bancada com pia; mesa, cadeiras, pufes e banquetas; armários práticos; utensílios de cozinha; frigobar ou adega climatizada.

“Antes, a área gourmet era um espaço presente, na maioria dos casos, somente em casas. Mas, com o passar do tempo, os apartamentos passaram a ser construídos com varanda destinada para essa finalidade. É comum que essa área tenha a tradicional churrasqueira, uma bela cozinha externa e bancos e redes confortáveis. Porém, o importante mesmo é que ela acompanhe o seu estilo e que fique literalmente do jeito que você deseja”, explica Itana Lemos.

Por que devo ter um espaço gourmet?

A área gourmet integrada é um dos principais desejos de quem ama comemorar conquistas, se reunir com amigos, ter refeições mais práticas e ter uma decoração diferenciada em seu imóvel, pois serve como uma extensão da casa e como um espaço de lazer e descanso dentro do próprio lar.

“Há diversos benefícios que o espaço gourmet oferece, além da valorização do imóvel. Entre eles, estão a percepção de um espaço mais amplo, inovação para decorar o lar, a otimização dos ambientes, a privacidade para promover festas e eventos mais intimistas, além de cômodos funcionais para atender às necessidades da família”, completa Itana.

Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.