Empreendedorismo feminino cresce no Brasil, mas ainda é desafiador

De acordo com dados do IBGE, em 2022 haviam cerca de 10,3 milhões de empreendedoras no Brasil, um recorde histórico. Celebrado 19 de novembro, neste domingo, o Dia do Empreendedorismo feminino foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2014. Mais de 150 países aderiram ao calendário alinhado ao quinto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que busca alcançar a igualdade de gênero e potencializar a capacidade das mulheres gerirem seus negócios.
As Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte têm um portfólio diversificado, abrangendo condimentos, produtos de higiene pessoal, limpeza doméstica e Inseticidas, e a Gerente de Marketing e Trade do grupo, Renata Carvalho, traz algumas dicas para as mulheres que desejam empreender. “Para se destacar como líder no mundo empreendedor, independente do gênero, é crucial cultivar uma combinação de habilidades interpessoais, visão estratégica e resiliência. É fundamental entender o mercado em que você está inserida, identificando oportunidades e desafios”, pontua Renata. Ela destaca a importância crucial de ter uma visão clara e definir metas realistas para o negócio e destaca que aperfeiçoar as habilidades de comunicação eficaz, empatia e capacidade de tomada de decisões são essenciais para conduzir equipes de forma coesa.

Um dos maiores desafios que algumas mulheres encontram no ambiente de trabalho é a misoginia. Para Renata, liderar homens sendo mulher requer uma abordagem que valorize a diversidade e promova a igualdade de oportunidades. “A empatia e habilidade de criar um ambiente de trabalho inclusivo são fundamentais. Incentivar a comunicação aberta e transparente pode ajudar a superar estereótipos de gênero e construir relações de confiança”, conclui.

Quando o assunto é habilidade na hora de liderar o próprio negócio ou estar à frente de um grande cargo, a gerente de marketing do Grupo IRRF revela: a comunicação assertiva desempenha um papel fundamental no processo de gestão e condução de equipe.

Ela destaca a importância nas articulações e transparência no compartilhamento das expectativas, metas e valores da empresa, alinhadas à inteligência emocional. “A habilidade de ser flexível e ágil às mudanças, são características importantes somadas à resiliência diante das adversidades. Bem como, o empoderamento é essencial como meio de capacitar e incentivar a equipe”, completa Renata Carvalho.

Confira abaixo algumas dicas de marketing que Renata Carvalho listou para mulheres que estão começando seu próprio negócio:

  • A empreendedora feminina pode se diferenciar no mercado ao trazer perspectivas únicas, resiliência e habilidades de comunicação excepcionais.
  • A promoção da diversidade e inclusão pode ser um diferencial competitivo. Empresas que nascem ou despertam para essa visão, se mostram mais inovadoras e adaptáveis, transparecendo uma imagem positiva tanto para solidez da empresa, como para imagem perante o mercado.
  • Conhecer primeiramente o público-alvo ao embarcar na jornada empreendedora é essencial.
  • Compreender suas necessidades e desejos é fundamental para desenvolvimento da estratégia de Marketing que fortalecem o posicionamento da marca.
  • Uma presença online robusta é peça-chave; isso envolve investir em redes sociais com conteúdo relevantes, um site bem elaborado, utilizando-se de abordagens inovadoras e criativas para promover empatia e fidelização do público.
  • Criar parcerias e colaborações estratégicas eficazes para expandir sua rede e alcance, é uma opção eficaz e com grande capacidade de gerar novas conexões para o crescimento do negócio.
  • Estar receptiva às opiniões dos clientes e ajustar a estratégia de Marketing fortalece o compromisso com a satisfação do target, considerando o aprimoramento contínuo do negócio.
    A gerente de marketing do Grupo Raymundo da Fonte conclui: essas práticas integradas formam uma abordagem holística para o desenvolvimento de uma presença de marca sólida e sustentável no mercado.