Documentário conta história da casa de Gessy Gesse e Vinicius de Moraes

 

No dia 16 de janeiro, data em que a baiana Gessy Gesse celebra 82 anos, será lançado o documentário “A Casa de Itapuã”, via plataforma digital. A atriz do Cinema Novo, sétima esposa do poeta Vinicius de Moraes, compartilha a história da casa onde o casal viveu nos anos 70, em Itapuã, e onde hoje se encontra o Memorial Casa di Vina: uma pequena exposição de objetos, fotos e documentos da época. O vídeo tem direção de Luisa Proserpio em parceria com a cineasta Lara Belov.

Saiba mais sobre o documentário: Quem nunca imaginou passar uma tarde em Itapuã? No minidocumentário “A Casa de Itapuã”, a atriz Gessy Gesse, esposa baiana do poeta Vinicius de Moraes, compartilha sua vivência nesse bairro cantado em todo o Brasil. São 12 minutos de pura irreverência e saudosismo. Neta de índia, atriz do Cinema Novo e filha do terreiro de Mãe Menininha do Gantois, Gesse conta um pouco também da sua própria história. Depoimentos da cantora Divina Valéria que participou de muitos encontros na casa nos anos 70, entrevistas com o arquiteto Nivaldo Andrade e a neta Mariana Carvalho enriquecem este projeto audiovisual que tem direção da atriz Luisa Proserpio em parceria com a cineasta Lara Belov. O documentário conta ainda com depoimento de Renata Proserpio, amiga de Gesse e nova proprietária da casa, que abriga o memorial, com visitação gratuita aberta ao público, além de um pequeno hotel e restaurante.

Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.