DO PALCO PARA A INTERNET, NAU É LANÇADO EM SALVADOR

ís

Personagens historicamente ignorados da construção social brasileira voltam ao país em uma barca com mais 11 mil espíritos para um acerto de contas. É daí que parte NAU, musical antropofágico melodramático afro-diaspórico-tupiniquim com direção de Daniel Arcades e Thiago Romero. Em fase de montagem, o projeto foi selecionado pelo edital Fábrica de Musicais – Ano II, da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Prefeitura Municipal de Salvador, e será lançado oficialmente na próxima quarta-feira (07/10), durante evento transmitido ao vivo (projetonau.page.link/youtube) e realizado no Teatro Gregório de Mattos, às 16h30.

Após um intervalo por conta da pandemia, o projeto foi inteiramente reformulado e agora será realizado virtualmente, por meio do portal www.projetonau.art.br. Nesse novo contexto social e cultural, a dupla de diretores propõe uma construção coletiva, aberta e participativa de um novo fazer teatral, mais empírico, experimental e compartilhado.

“Vamos contar uma história que vai além do tema da peça em si, e passa também pela forma de fazê-la. Será uma experiência. E o nosso convite é para que o público perceba como estamos descobrindo este formato e acompanhe uma espécie de making-off teatral”, explica Daniel Arcades. O musical resultante desse processo criativo está previsto para o fim do ano e unirá cenas ao vivo no palco do Teatro Gregório de Mattos e cenas gravadas previamente, em uma experiência híbrida entre as linguagens do Teatro e do Audiovisual. “Estamos trabalhando incessantemente para não fazer apenas uma adaptação do projeto, e sim para criar algo especialmente para o formato”, completa Thiago Romero.

Na programação, diversas atividades on-line, gratuitas e abertas ao público acontecem ao longo dos meses de outubro e novembro e incluem a realização de seminário, oficinas formativas em teatro e música, rodas de conversa e saraus. Para algumas atividades haverá inscrições prévias pelo próprio portal. A estreia do espetáculo está marcada para dezembro. Com realização da Via Press Comunicação e do Teatro da Queda, a montagem original contará com orientação cênica do ator da TV Globo Luiz Carlos Vasconcelos e da coreógrafa Ana Paula Bouzas, além de direção de produção de Paula Hazin.

Portal NAU

NAU será oficialmente lançado durante o Seminário ‘E o musical baiano, o que é?’, um dos eventos que compõe o calendário de ações do projeto até a estreia do espetáculo. Realizado presencialmente no Teatro Gregório de Mattos e transmitido ao vivo pelo canal oficial do projeto no YouTube, o evento marca sobretudo o lançamento e apresentação do portal NAU, ocupação virtual que vai concentrar todas as atividades do projeto. Entre as presenças pontuais confirmadas estão os diretores Daniel Arcades e Thiago Romero, alguns atores do elenco, do presidente da FGM Fernando Guerreiro, além de contribuições on-line do ator Luiz Carlos Vasconcelos e da coreógrafa Ana Paula Bouzas. O prefeito de Salvador ACM Neto também é esperado.

Após o lançamento no dia 7, que marca o primeiro dia de Seminário, o evento segue virtualmente pelos próximos dias 8 e 9 de outubro, às 19h, reunindo gestores públicos e artistas em um convite a repensar o teatro musical na Bahia.

Formação, Mobilização e Movimento

O pontapé inicial de NAU foi dado em janeiro, com o chamamento para uma oficina de imersão, que contou com cinco dias de atividades para o trabalho de corpo, voz, leitura e criação coletiva. Com inscrições abertas e gratuitas, a etapa foi um convite para aqueles interessados em fazer parte do elenco do musical.

Ao todo, foram 287 inscritos e, destes, 101 selecionados para as audições individuais e atividades de canto e grupos vocais – ministradas por Jarbas Bittencourt em parceria com Kadija Teles e Angelo Rafael – e corpo, com Edeise Gomes, Luana França e Vânia Silva. Ao final da oficina, 50 participantes compuseram a etapa de construção coletiva, conduzida pelos diretores Thiago Romero e Daniel Arcades. O elenco final do espetáculo foi conhecido virtualmente em março e inclui 15 atrizes e atores entre nomes novos e outros já conhecidos da cena baiana como Thiago Almasy, Denise Correa e Diogo Lopes.

Ainda em outubro, o projeto NAU realizará uma série de oficinas e atividades formativas em teatro orientadas por nomes importantes do cenário nacional como os atores globais Luiz Carlos Vasconcelos e Luis Miranda e a coreógrafa Ana Paula Bouzas. Em novembro, participam Elísio Lopes Jr., Jarbas Bittencourt, Moacyr Gramacho, entre outros.

Serviço:

Lançamento Projeto NAU
Data: 7 de outubro de 2020 (quarta-feira)
Horário: 16h30
Transmissão ao vivo: projetonau.page.link/youtube
Local: Teatro Gregório de Mattos
(presencial aberto à imprensa, mediante confirmação prévia e sujeito à lotação segura, respeitando medidas de distanciamento)

Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.