Como as tecnologias de hiper personalização estão revolucionando o mercado

Fundador da JustForYou, empresa líder no segmento de personalização de produtos para o cabelo, explica os desafios e oportunidades ao apostar em soluções personalizadas

Já imaginou comprar um produto feito por você – ou melhor – sob medida para você? O que começou com indicações personalizadas de filmes e vídeos nas plataformas de streaming ou até mesmo músicas recomendadas pelo algoritmo se expandiu para uma verdadeira revolução do varejo contemporâneo: a hiper personalização de produtos através de inteligência artificial. Para Caio de Santi, CEO e cofundador da JustForYou, maior beauty tech a personalizar cosméticos da América Latina, essa experiência 100% customizada consiste em oferecer produtos altamente alinhados às necessidades de cada pessoa. 

“É uma estratégia para proporcionar ao consumidor um papel realmente ativo na escolha dos produtos, dando protagonismo às suas decisões. Afinal, quem não gosta de se sentir único e ter acesso a itens ou fórmulas exclusivos, conectados aos seus gostos, queixas e características?”, questiona o empresário. 

Um bom exemplo está na gigante Amazon, que recentemente expandiu seu serviço experimental de roupas personalizadas com camisas esportivas, que permite aos compradores criarem roupas projetadas para suas medidas corporais exatas, definidas por software. As camisetas podem ser personalizadas com cerca de 50 maneiras diferentes, selecionando tipos de ajuste, decotes, comprimento da manga, cores e outras opções. 

Uma das principais tendências do mercado atual, a hiper personalização de produtos é uma ferramenta que, além de oferecer produtos ideais para cada pessoa, é capaz de ajudar a marca a conhecer melhor o próprio cliente, indica Caio. “A inteligência artificial que desenvolvemos é única no Brasil e nos permite analisar o comportamento dos nossos compradores, desenvolver fórmulas únicas para cada pessoa e ainda nos ajuda a fortalecer a experiência de compra com base em dados coletados e estratégias focadas em fidelização dos clientes”.

Para o especialista, além de permitir que os compradores explorem suas individualidades, as tecnologias de personalização contribuem para práticas eco conscientes, como o minimalismo sustentável. “A personalização vem de uma demanda latente do mercado por soluções específicas e experiências customizadas, mas sem o prejuízo da produção em massa de produtos que não serão consumidos, perdem validade e são descartados. É a alternativa tecnológica para a produção on demand, sem estoques e sem perdas. Por isso, é uma das principais tendências que já começaram a moldar o futuro do varejo mundial e que será cada vez mais acessível para os consumidores”, destaca. 

As oportunidades

Tratar os consumidores de forma individualizada é uma escolha eficaz para aumentar a conversão de vendas, garantir mais compradores recorrentes diante da ampla concorrência e é ainda um caminho para manter uma comunicação mais humana com o cliente mesmo sem interação física. De acordo com a pesquisa realizada pela OpenText, que entrevistou 2 mil brasileiros, 73% deles voltam a comprar de marcas que apostam na personalização do atendimento. 

Essa estratégia está diretamente alinhada a uma nova metodologia, comum em empresas B2B de software as service (SaaS), como a JustForYou, que é o Product Led Growth – em livre tradução significa crescimento liderado pelo produto. Caio explica que, na prática, isso significa que o produto é responsável pelo crescimento do negócio, ou seja, a ideia é que as empresas trabalhem para desenvolverem e aprimorarem constantemente as ofertas, de modo que, a partir da primeira experiência de uso, o consumidor seja fidelizado e engaje com a marca de forma mais genuína.

“O que vale destacar aqui é justamente a não imposição do consumo das marcas para os consumidores. O consumidor quer ser respeitado, tratado e entendido como único, e personalizar um produto é apenas a ponta do iceberg do que fazemos aqui na JustForYou. A jornada de compra de cada cliente é única, a experiência que ele quer ter com a marca também, a forma como quer ser chamado, o canal que quer ser atendido, o horário, tudo isso passa diretamente pela hiper personalização”, avalia. 

Os desafios

Fazer hiper personalização de formulações é estar alinhado ao desejo das pessoas, mas que ainda acontece em poucos setores. “A maioria das companhias aposta hoje na personalização por recomendação, usando inteligência artificial apenas para indicar produtos do portfólio que se adequam ao cliente”, comenta Caio. 

Um grande obstáculo, para pequenas e médias empresas que desejam aderir à revolução da personalização é o investimento necessário para desenvolver inteligência artificial e algoritmos de automação que irão coletar e cruzar os dados dos consumidores para criar perfis de consumo e indicar os produtos finais. Diante dessa questão, o empresário sugere alternativas como investidores, fundos de investimento e outros recursos disponíveis para empresas que buscam inovar seus processos. 

“Mais do que personalização dos produtos, o verdadeiro futuro do consumo precisa contemplar a personalização em todas as etapas da jornada de compra, desde o primeiro contato da pessoa com a marca, passando pela compra com a criação de fórmulas personalizadas para suas necessidades, checkout rápido e deve continuar com o trabalho de pós-venda, para garantir que o produto atenda aos desejos de seu dono”, finaliza. 

Sobre a JustForYou

Pioneira em oferecer produtos para cabelo personalizados por meio de inteligência artificial no Brasil, a beauty tech JustForYou começou a operar em 2019 diante de um sonho: oferecer produtos que respeitem a individualidade de cada pessoa e resolvam necessidades reais. Com a proposta de usar a tecnologia para oferecer produtos de alta performance e adaptados para as características, rotina e desejos de cada pessoa, a JustForYou une beleza personalizada, minimalismo sustentável e bem-estar para produzir fórmulas exclusivas com ingredientes naturais, espuma natural, sem químicos agressivos e sem testes em animais. Iniciativa de três sócios-fundadores – Caio de Santi, Rodrigo Stoqui e Alex Eduardo – a empresa começou a expandir sua área de atuação em 2022 para o segmento de saúde e bem-estar, fornecendo a empresas parceiras sua tecnologia de manipulação de medicamentos personalizados.

Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.