Centro de Umbanda Mística Oxum Apará (CUMOA) lança álbum com pontos cantados e músicas de terreiro

No mês marcado pelo Dia Nacional da Umbanda e Dia da Consciência Negra, o Centro de Umbanda Mística Oxum Apará (Cumoa) lança o álbum En(canto) Umbanda, que reúne 20 faixas de pontos cantados e músicas de terreiro. O projeto foi idealizado por mãe Taiane Macêdo, cantora que dá voz a cada uma das músicas. Sacerdotisa e dirigente do Cumoa, Mãe Taiane é também cantora com uma história familiar ligada à música: ela é filha de Osmar Macêdo, um dos criadores do trio elétrico, e irmã de Armandinho Macêdo. Yacoce Simões assina a direção musical do projeto que chega às plataformas digitais no dia 19 de novembro (sexta-feira).  

Além do álbum, o Cumoa vai lançar também neste dia outros dois projetos: o livro Encanto Umbanda, que estará disponível para venda na Mandinga de Pajé, loja do Centro, a R$30; com fotos dos Orixás e Giras do terreiro, letras das músicas e QR Code para acesso e o documentário Cumoa – Uma História de Fé, produzido pela Cara de Rã Produções e dirigido por Pablo Rodrigo, que será disponibilizado no YouTube em https://www.youtube.com/cumoananet.   

Uma das faixas do disco, Na Umbanda já está disponível nas plataformas digitais.  As músicas do álbum celebram entidades e orixás como Exu, Pombagira, Xangô, Iemanjá, Nanã, Oxum, Oxóssi, Oxalá, Ogum, Preto Velho, dentre outros. Encanto Umbanda foi gravado no estúdio Taba 10, do produtor e arranjador Yacoce Simões, reunindo sonoridade contemporânea e valores ancestrais. Voz à frente das canções e líder religiosa no terreiro, Mãe Taiane conta que o projeto nasceu com o propósito de espalhar a energia das músicas de Umbanda para o maior número de pessoas possível: “A inspiração veio da necessidade de divulgar as músicas de terreiro, músicas de umbanda. Esse álbum é praticamente uma gira. Começa pelo incenso, passa pelo hino da Umbanda, guardiões e entidades. Então, a ideia mesmo de trazer essa música sagrada, esse canto sagrado para o maior número de umbandistas, adeptos e simpatizantes”.

Uma das formas que o Cumoa encontrou para lutar pela defesa e esclarecimento sobre sua fé ancestral foi usar a arte para provocar essa reflexão. Fundado em 1969 em Salvador (BA) por Mãe Hebe Macedo e Mãe Isabel Garrido, o centro atende centenas de pessoas por dia e conta com mais de 200 voluntários. Em 2019, quando o centro completou 50 anos, ganhou uma nova sede no bairro de Piatã, o que permitiu dobrar a sua capacidade de atendimento. Mãe Taiane Macedo e Pai Raimundo Rosário são os atuais sacerdotes e dirigentes do Cumoa. “A música na Umbanda faz parte de um processo multifacetado, sendo composta pelo toque dos atabaques e outros instrumentos de percussão, palmas e a mensagem passada pela letra e poesia do ponto cantado. Todos estes elementos somados compõem uma dinâmica que ultrapassa a função ritualística, pois acaba determinando a própria identificação dos adeptos como umbandistas, sejam médiuns ou consulentes. Podemos dizer que sem música não há Umbanda”, conta Mãe Taiane.

Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.