AEROPORTO DE SALVADOR SEGUE COM EXPOSIÇÃO QUE RETRATA MULHERES COM DEFICIÊNCIA FÍSICA

Retratar a beleza de mulheres com deficiência física e mobilidade reduzida. Essa é a proposta da exposição fotográfica Femina Aurea, que segue em cartaz no Salvador Bahia Airport, integrante da rede VINCI Airports, até o dia 17 de janeiro.

Com visitação gratuita no 10 pavimento, em frente à área de check-in, a mostra traz fotografias em preto e branco, reunindo visões artísticas de seis renomados fotógrafos baianos: Dione Tonheiros, Fábio Bouzas, Flávia Cirne, Homero Carrasco, Marcelo Veras e Ricardo Sena.

Com olhar sensível e apurado, os fotógrafos captaram a beleza feminina que não se alinha com o padrão estético corporal vigente na sociedade contemporânea. A concepção e a direção artística da mostra ficam por conta da produtora de moda Ana Vitória Fonsêca.

A ideia de criar o projeto surgiu a partir de um desafio vivenciado por Ana quando teve que criar uma coleção de roupas especificamente para pessoas com mobilidade reduzida e percebeu a importância de retratar esses corpos. A colunista, palestrante e consultora de imagem e comportamento Maria Medeiros assina a gestão cultural internacional.

Entre os objetivos da exposição, estão promover uma reflexão sobre o referencial de beleza atual, ampliar a representatividade das pessoas com deficiência, incentivar a valorização e o respeito à diversidade, à equidade de direitos e oportunidades e ao convívio social mais inclusivo.

Uma das fotos que compõem a exposição, intitulada “Liu”, da fotógrafa baiana Flávia Cirne, já obteve inclusive reconhecimento internacional, sendo premiada e escolhida como uma das 10 ganhadoras do EDDW19, concurso internacional de fotografias: “TOGETHER FOR INCLUSION”, organizado pelo IDCC, e percorrerá a Europa ao longo do ano de 2020.

Para a gerente de comunicação do Salvador Bahia Airport, Daniela Franco, receber a exposição é mais uma prova do compromisso do Aeroporto com a promoção da diversidade, da acessibilidade e da igualdade de oportunidades. “Além disso, representa uma maneira de transformar o nosso Aeroporto num espaço vivo, com programação cultural e valorização da cultura e da arte”, acrescenta.

Antes de aterrissar no Salvador Bahia Airport, a exposição já passou de forma itinerante pelo Salvador Shopping, Espaço Morar Mais, Teatro Castro Alves, Centro de Cultural da Câmara Municipal de Salvador, Prefeitura da cidade de São Paulo e Espaço Porto Salvador.

Serviço

O que: Exposição Femina Aurea

Quando: de 19 de dezembro de 2019 a 17 de janeiro de 2020

Onde: Salvador Bahia Airport, 10 pavimento , em frente à área de check-in.

Entrada franca

Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.