A escritora e pesquisadora Rosana Leal lança no dia 24 de setembro, às 10h, no Setor Braille da Biblioteca Central do Estado da Bahia, em Salvador, a trilogia “O Alemão veio nos visitar”, “O Alemão pegou o bonde” e “O Alemão voltou para casa”. As obras relatam, em tom intimista e reflexivo, sua vivência como filha e cuidadora de uma paciente com Alzheimer.
Sobre a trilogia
A partir de experiências pessoais com sua mãe, Rosana Leal apresenta um olhar sensível e ao mesmo tempo crítico sobre o impacto da Doença de Alzheimer na vida familiar. Diferente de abordagens marcadas pelo vitimismo, a autora valoriza o afeto, a resiliência e a importância de manter sonhos e projetos mesmo diante das adversidades.
Mais do que um relato pessoal, a trilogia busca ampliar a compreensão sobre a doença e encorajar cuidadores a compartilhar vivências, fortalecendo redes de apoio e quebrando o isolamento que muitas famílias enfrentam.
A autora
Rosana Leal é engenheira civil e de segurança do trabalho, professora universitária (UNEB), doutoranda em Desenvolvimento Regional e Urbano (UNIFACS), mestre em Análise Regional, pós-graduada em Administração e Gerontologia, professora da UNEB, empresária e vice-presidente da ABRAz Bahia (Associação Brasileira de Alzheimer). Com sua trajetória acadêmica e atuação social, alia ciência, experiência prática e engajamento comunitário na escrita de seus livros.
Alzheimer: uma realidade crescente
O Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo progressivo que compromete memória, cognição e comportamento, levando à perda gradual da autonomia. O diagnóstico precoce é essencial, pois permite o início de tratamentos que retardam a progressão da doença e garantem melhor qualidade de vida.
No Brasil, centros de referência do SUS oferecem atendimento multidisciplinar gratuito a pacientes, mas o acolhimento às famílias ainda é um dos grandes desafios. Iniciativas como a da ABRAz Bahia buscam oferecer informação, orientação e suporte emocional a cuidadores e familiares.












Deixe uma Resposta
Ver Comentários