Seios naturais: Troca de silicones por próteses menores vira tendência

Juliette é uma das famosas que fez a troca por próteses de silicone menores

A colocação de implantes de silicone ainda ocupa o primeiro lugar na lista de cirurgias estéticas mais procuradas, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Agora, no entanto, a busca por seios ultra turbinados deu lugar a uma estética mais “natural”, com próteses de volume mais proporcional ao corpo. Recentemente, a cantora e vencedora do BBB 21 Juliette Freire trocou o implante dela por próteses menores, depois de oito anos usando o mesmo. Outra famosa que reduziu o tamanho das próteses foi Xuxa. A procura por este tipo específico de procedimento, de acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps), divulgada em 2016, já corresponde a 20,24% das cirurgias no Brasil. 

“Atualmente a procura por próteses menores tem se tornado uma tendência”, destacam os cirurgiões plásticos Paulo Sanjuan e Victor Sanjuan, sócios da Clínica Sanjuan e membros da SBCP. Muitas pacientes têm recorrido à cirurgia plástica nas mamas, tanto para reduzir o tamanho dos implantes já colocados, quanto para colocar próteses menos volumosas, em busca de um visual mais harmônico. 

O procedimento de redução das próteses é parecido com a cirurgia de colocação, mas alguns ajustes são necessários, o que torna a cirurgia um pouco mais longa e complexa que uma simples inclusão de implantes, comenta Paulo Sanjuan.

“A depender do tempo que essa mulher tem usando as próteses e também das características físicas, a troca por implantes menores precisa ser associada a uma mastopexia, que remove o excesso de pele e reposiciona o tecido da mama e a aréola”, explica Victor Sanjuan. De acordo com o cirurgião, esse procedimento é necessário para evitar flacidez decorrente do excesso de pele.

Já para quem possui seios naturalmente volumosos e deseja diminuir, o procedimento indicado é a mamoplastia redutora. “Essa cirurgia de redução das mamas é realizada em pacientes que não se identificam com o tamanho natural dos seios e também quando o peso dos seios causa problemas funcionais, como dores nas costas e no pescoço ou tronco curvado, provocando alterações na coluna”, avalia Paulo Sanjuan.

Preciso trocar a prótese?

Os silicones atuais não têm prazo de validade, pois são produzidos com materiais de alta resistência e durabilidade. Por isso, a troca da prótese de silicone, em geral, só é indicada em casos de contratura capsular, mal posicionamento ou quando é o desejo da paciente, seja em diminuir, aumentar ou retirar as próteses. “Mas é fundamental que a paciente faça o acompanhamento regular e preventivo com o cirurgião, para verificar as próteses e avaliar uma possível troca a fim de evitar qualquer problema futuro”, alerta Victor Sanjuan.

Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.