SAÚDE DO HOMEM: MÊS DE NOVEMBRO REFORÇA A IMPORTÂNCIA DIS CUIDADOS COM A SAÚDE MASCULINA INTEGRAL

Os cuidados e atenção com a saúde são necessários para qualquer pessoa, independente de sexo e idade. Neste mês, quando é celebrada a campanha Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata, a saúde do homem ganha ainda mais destaque. Isso porque é comum que muitos só busquem ajuda médica quando apresentam algum sintoma, o que dificulta o diagnóstico precoce e tratamento não somente do câncer, mas de diversas outras doenças, como explica o urologista do Itaigara Memorial, Cássio Pugas.

“Os homens culturalmente se preocupam muito menos com a sua saúde e procuram muito menos o médico do que as mulheres. Talvez, porque historicamente tenham sido criados para serem provedores da família e, por isso, tenham receio de descobrir doenças que os impeçam de cumprir essa função”, explica.

Ainda segundo o especialista, isso tem mudado por conta da ampla divulgação de informações e união de esforços da comunidade médica e órgãos de saúde para alertarem os homens sobre a importância do acompanhamento médico na prevenção de doenças. “Nos últimos anos, diversas campanhas que buscam conscientizar o público masculino sobre a necessidade do cuidado com a saúde têm se intensificado, a princípio capitaneadas pela Sociedade Brasileira de Urologia e recentemente incorporadas pelo Ministério da Saúde, como a campanha Novembro Azul”, explica.

Problemas comuns na saúde do homem

O médico reforça que, apesar do enfoque da campanha ser o combate ao câncer de próstata, a proposta do Novembro Azul é reforçar a ideia da necessidade do cuidado e atenção com a saúde do homem de forma integral, bem como do papel do urologista como responsável por esse cuidado, sendo por isso denominado atualmente como “médico do homem”.

“É importante reforçar que, além do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o urologista é responsável pela saúde masculina com toda a sua diversidade, incluindo a atenção à disfunção sexual (ejaculação precoce e disfunção erétil), Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino (DAEM), Síndrome Metabólica e Estilo de Vida, que influenciam em patologias como cálculos urinários, doenças psiquiátricas, cardiológicas, planejamento familiar (Cirurgia de Esterilização Masculina – Vasectomia) e muitos outros”, destaca o urologista Cássio Pugas.

Itaigara Memorial possui uma equipe especializada de médicos urologistas para atendimento clínico e também para realização de procedimentos cirúrgicos no Hospital Dia. Para agendamento de consultas, exames e procedimentos o telefone é (71) 3352-9000 / 3045-7100, WhatsApp (71) 99688-2300, além do App Itaigara Memorial Agenda Fácil (disponível nas lojas Android ou AppStore).

Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.