Redes Sociais: a grande aliada da arquitetura

 

 

No Brasil, o número de usuários de redes sociais cresce rapidamente. O último relatório apresentado pela Hootsuite e We Are Social, apontou que 140 milhões de brasileiros usam ativamente as redes sociais e passam mais de 3 horas por dia conectados a elas. Segundo o relatório, esse número corresponde a um aumento de 11 milhões (+8,2%) de usuários entre o os meses abril de 2019 e janeiro de 2020.

Durante a pandemia, de acordo com a pesquisa da Global Web Index, 58% dos brasileiros que utilizam a internet, com idades entre 16 e 64 anos, confessam ter aumentado o tempo gasto em redes sociais. Além disso, segundo informações da pesquisa feita pela We Are Social, em 2020, o país tornou-se a 3° maior base de usuários cadastrados apenas no Instagram, ficando atrás da Índia e Estados Unidos.

Por causa deste crescimento na utilização das plataformas digitais, estar presente na internet tem sido uma estratégia importante para muitos setores, inclusive para o da arquitetura, em que muitos profissionais passaram a estreitar relações com os consumidores e clientes através de uma linguagem próxima, simples e descomplicada.

“Hoje as redes sociais são fundamentais, pois conseguem disseminar com muito mais facilidade as informações, pois está ali, na palma da sua mão, no seu celular, fazendo a conexão entre empresas e pessoas de forma muito mais fácil e rápida”, afirma o arquiteto Márcio Barreto.

Para o especialista em arquitetura acessível, o uso das plataformas digitais é significativo, pois é possível apresentar para um grande número de pessoas os serviços do profissional da arquitetura. Ele ainda destaca que essa importância se dá não apenas pelo resultado final com o ambiente montado, mas o passo a passo, as etapas existentes, com todas as escolhas necessárias e dificuldades enfrentadas, até a materialização do sonho do cliente.

No quesito produção de conteúdo, sanar as dúvidas é uma das pautas mais solicitadas pelos seguidores do arquiteto e há uma variedade delas.  “A maioria das pessoas tem muitas dúvidas sobre onde encontrar produtos de qualidade, com preços acessíveis. Além disso, muitas outras entram em contato querendo soluções criativas para situações que enfrentam nos seus espaços”, frisa Márcio.

Além da procura para obter dicas, o arquiteto ainda revela que construir credibilidade na internet foi importante para o seu negócio, pois é pelas redes sociais que hoje, cerca de 90% dos seus projetos são fechados através do contato via Instagram e ele explica como esse processo se dá.

“Nas minhas redes sociais consigo mostrar não apenas o trabalho do meu escritório, mas também a minha personalidade, minha visão de mundo, o que gosto de fazer nas horas de lazer. Dessa forma, quando o cliente entra em contato comigo, ele já conhece um pouco do meu lado pessoal e muito sobre a empresa, facilitando a nossa comunicação e todo o desenrolar do serviço”, detalha.

Como forma de interagir com os seguidores, o especialista, que é referência em arquitetura acessível, revela quais são os seus métodos para produzir um conteúdo de qualidade.

“Para ter uma boa interação, a forma ideal é através de vídeos curtos mostrando o cotidiano e situações que nos deparamos no desenrolar das atividades. Gosto de deixar explicado que nem tudo é perfeito, que é possível algumas coisas não acontecerem da forma que gostaríamos, mas precisamos saber contornar e focar no resultado”, complementa.

Neste processo, Márcio Barreto destaca que gosta de compartilhar nas redes as suas criações e evita restringir apenas para o cliente que contrata seus serviços. “Essa é uma ótima forma de disseminar ideias e melhorá-las, através da interação com novos profissionais”, ressalta.

Outro ponto destacado por Márcio é que na atualidade há uma variedade de formas em prestar atendimento aos clientes nas plataformas digitais, como o uso da consultoria online, que traz facilidades e já é uma realidade para a arquitetura e para o público. “Essa é uma ótima maneira do cliente ter o primeiro contato com os serviços de arquitetura e solucionar pequenas e rápidas demandas. Por ter o custo acessível, a consultoria online tem uma grande procura”, finaliza.

Para saber mais sobre Márcio Barreto e o escritório Arquitetura do Barreto, acesse o site arquiteturadobarreto.com ou a página do Instagram @arquiteturadobarreto.

Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.