Projeto social seleciona estudantes para bolsas de estudos

A iniciativa cria oportunidades para alunos de baixo poder aquisitivo combatendo a desigualdade na escolarização / Viviane Brito, CEO do Colégio Villa, e Marcelo Magalhães, mantenedor do Projeto Cores, assinam documento oficializando parceria | Foto: Salete Maso

O projeto não governamental e sem fins lucrativos Cores Hub Educacional oficializou ontem mais uma parceria para o desenvolvimento socioeducacional de estudantes de baixo poder aquisitivo. O projeto conecta escolas públicas e particulares de Salvador, destinando bolsas de estudos em instituições privadas para estudantes da rede pública, com alta performance acadêmica. Firmada nesta segunda-feira (09), a nova parceria concedeu a dois alunos do 9º ano bolsas integrais para estudar no Villa Global Education.

“O ganho é recíproco. Os meninos da rede pública vão ter uma escolarização de alta qualidade e os estudantes do Villa o contato com jovens de realidade social diferente, contribuindo para uma formação cidadã. É uma parceria perfeita”, avalia Maria Auxiliadora Melo, do setor pedagógico do Cores. Além das bolsas, o projeto garante vale alimentação, vale transporte, material didático, fardamento e todo suporte necessário para os estudantes.

Para Viviane Brito, educadora e CEO do Villa, contribuir com a educação de crianças e jovens faz parte de um desejo antigo. “Receber os alunos do Cores foi um presente! Eles fazem um trabalho social sério, eficaz e realmente transformador. Acreditamos que, por meio deles, tudo à sua volta ganha uma nova perspectiva e nos sentimos honrados em poder contribuir com a evolução das suas histórias!”, comenta.

O projeto faz um trabalho criterioso na escolha dos estudantes. Para Marcelo Magalhães, um dos mantenedores do Cores, “é de extrema importância que exista, além da bolsa, um acompanhamento educacional constante, um trabalho de apoio psicológico e de adaptação, algo que o Villa está fazendo com maestria”.

O projeto existe desde 2012 e conta com 28 instituições parceiras (21 públicas e 7 particulares; entre escolas, faculdades e cursos de idiomas). Atualmente, o programa conta com 55 estudantes bolsistas e já formou 16 pessoas. Instituições de ensino que tenham interesse no projeto devem entrar em contato por meio do e-mail dora@coreshubedu.org. Mais informações sobre o projeto Cores no site https://coreshubedu.org.br/.

Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.