Programa #GPcomVC do Grupo Petrópolis beneficiou mais de 200 mil famílias pelo Brasil

 

Vivemos a pior fase da pandemia no Brasil. Um ano depois da chegada do novo coronavírus, parece que o pesadelo que assola a população só aumenta. Com índices crescentes e alarmantes, cidades estão fechadas, comércios praticamente sem funcionar e pequenos empresários segurando as pontas da forma que conseguem. O impacto disso para famílias inteiras é enorme. No setor de bares e restaurantes, por exemplo, as estimativas indicam que mais da metade não vai resistir à crise. A situação só não é pior graças à solidariedade do brasileiro. Empresas do setor se mobilizaram para reduzir o impacto da crise para esses pequenos empresários. Foi o caso do #GPcomVC, programa desenvolvido pelo Grupo Petrópolis (que tem as marcas Itaipava, Petra, Black Princess, energético TNT, entre outras) para auxiliar bares, botecos e restaurantes atingidos pela pandemia.

O #GPcomVC foi criado em setembro de 2020 e de lá para cá mobilizou esforços em todo o Brasil. No total, 40 mil estabelecimentos foram beneficiados nas cinco regiões do país, sendo 400 deles com ações especiais – inclusive de reconstrução total. Foram mais de R$ 40 milhões de reais apoiados pelo programa, sendo mais de três milhões exclusivamente para investimentos em infraestrutura, pagamento de contas atrasadas e folha de pagamento dos estabelecimentos. Nesse intervalo, mais de 127 mil kits de EPI´s foram doados, além de 3 mil litros de azeite de dendê direcionados à Associação das Baianas de Acarajé (ABAM). O programa beneficiou diretamente 40 mil famílias desses parceiros, gestores dos bares, botecos e restaurantes. Estima-se que outras 160 mil famílias – dos funcionários de cada um desses locais – tenha sido beneficiada de forma indireta.

“Falar de quanto o Grupo Petrópolis está orgulhoso de como o programa #GPcomVC conseguiu avançar e ajudar bares e restaurantes em tempos tão difíceis é pouco. Estamos realmente felizes de ter contribuído para a continuidade desses parceiros”, comenta Eliana Cassandre, Head de Marketing do Grupo Petrópolis. Continuidade de negócios que se viu em todo o Brasil, mesmo com todos os obstáculos.

Um giro pelo Brasil e pela continuidade dos negócios

“No momento que a gente viu que tinha um suporte, foi uma esperança. Senão eu já teria parado”, conta Damiana Batista do Nascimento, proprietária do bar Zero Hora, de Recife. O ponto de vista de Damiana se reflete em muitos outros. No Nordeste, que representou 40% dos investimentos do #GPcomVC, essa fala é uma constante.

“O Grupo Petrópolis está dando apoio logístico, equipamentos novos e atualmente está ajudando também a manter o espaço dando suporte para pagar o aluguel e manter os funcionários”, explica Gilberto de Andrade Baltazar, proprietário do Bar da Cidade, em Fortaleza. “Foi muito importante para que a gente não precisasse demitir nenhum funcionário. Hoje nós mantemos todos os nossos (18) colaboradores graças a Deus e ao Grupo Petrópolis. Com essa ajuda, nós nos mantemos abertos até hoje”, diz Sanderson Leonardo Ramus, do Sans Boteco, de Natal.

Para alguns, o apoio trazido pelo #GPcomVc nesse período foi aquela dose extra de esperança. “Tentamos de tudo: desde delivery até pratos congelados. Uma hora vimos que isso não daria certo e optamos por fechar de vez. O programa #GPcomVC veio para nos ressurgir das cinzas. Nos ajudaram com várias coisas, incluindo aluguel, reformas e mobiliário”, conta Túlio Ferolla, sócio do Bar Entre Folhas, de Belo Horizonte.

“Com a pandemia e a possibilidade da Lapa cair numa situação econômica muito ruim, decidimos encerrar nosso contrato de aluguel e esperar um novo cenário para reabrir a casa. Foi quando o Grupo Petrópolis nos procurou para a parceria. Estávamos vivendo um cenário de muita incerteza e falta de incentivo. A ajuda do GP foi e está sendo fundamental”, conta Felipe Trotta, dono do Baródromo, do Rio de Janeiro.

Em Salvador, um dos beneficiados pelo programa é o Bar e Restaurante Caranguejo Master, que foi praticamente todo destruído num incêndio, no ano passado. “A reforma ainda está acontecendo, faltam cerca de 10 a 15% para finalizar a obra. Mas só em saber que temos a possibilidade do recomeço, é maravilhoso. O apoio do Grupo Petrópolis para a gente foi essencial”, conta o proprietário, Abson Cher.

Ainda na Bahia, o #GPcomVC também levou alento a um grupo de 500 baianas de acarajé, membros da ABAM. Elas receberam a doação de azeite de dendê – insumo fundamental para a produção da iguaria e que inflacionou no último ano. Além disso, cada baiana recebeu um kit de EPIs, máscaras, álcool em gel e também um treinamento que mostrou como voltar a atender clientes na pandemia, mantendo os cuidados para conter a disseminação do vírus. As baianas de acarajé de Salvador e de outras 10 cidades da Região Metropolitana foram beneficiadas ainda com produtos do Grupo Petrópolis – como água – para venderem e ajudarem em seus fluxos de caixa.

Em São Paulo, o programa também trouxe alento para muitos parceiros, como o Sr. Valdo, dono do Bar do Valdo, do bairro da Mooca, na capital. “Com a pandemia, não podíamos mais abrir as portas, então fiquei triste e até adoeci. No início, como tínhamos estoque, vendemos a cerveja por um valor mais barato, mas com o passar do tempo fiquei sem a minha renda mensal. Foi muito importante contar com o apoio do Grupo Petrópolis! Agora, com esse programa #GPcomVC meu bar foi reformado, tenho aluguel pago por um ano, mesas e cadeiras novinhas. Sou muito grato”.

Além dos estabelecimentos espalhados pelo estado de São Paulo, o Grupo Petrópolis teve um olhar de carinho também para com os quiosques da orla de Caraguatatuba. Auxílio financeiro, bonificação de produtos e a revitalização física de 29 quiosques no local, incluindo obras de novas fachadas, foram as ações. Também foram instalados totens de álcool em gel em todos eles.

Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.