Procura por cirurgias plásticas cresce e vira tendência em 2021

Os médicos e sócios Paulo Sanjuan e Victor Sanjuan desenvolvem técnicas específicas para garantir mais conforto e segurança aos seus pacientes | Foto: Divulgação

Talvez por conta do maior tempo disponível dentro de casa e possibilidade de home office durante a pandemia, muitos homens e mulheres viram no isolamento social a condição ideal para realizar procedimentos e cirurgias estéticas e dar adeus às queixas que mais incomodam. No Brasil, apenas nos mecanismos de busca do Google, houve um crescimento de 4,800% em relação à cirurgia plástica do nariz, por exemplo. Para os médicos, sócios da Clínica Sanjuan e membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Paulo Sanjuan e Victor Sanjuan, a segurança, aliada às novas tecnologias para um pós-operatório mais eficaz – são as tendências para 2021.

Entre os procedimentos mais procurados, a lipoaspiração continua em alta, mas com alguns diferenciais, além da retirada de gorduras localizadas. O procedimento é a segunda cirurgia plástica estética mais realizada no país, conforme Censo de 2018 da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. “Temos utilizado, cada vez mais, técnicas que melhoram o contorno corporal e utilizam enxertos de gordura, como a lipoescultura com lipoenxertia e a abdominoplastia, ou que valorizam as definições musculares, como a Lipo Lad ”, destaca Paulo Sanjuan, que é referência em lipoabdominoplastia, técnica melhora os resultados da abdominoplastia convencional combinando com a lipoaspiração do abdômen, podendo associar ainda lipoaspiração de outras regiões menores.

Já a Lipo Lad, ou Lipoaspiração HD, que é a lipo em alta definição, trabalha para esculpir no corpo as linhas de definição muscular, em vez de apenas retirar a gordura. “A técnica valoriza as regiões de transição das musculaturas de abdômen, tórax, braços, coxas ou costas com aspirações de gordura em camadas mais superficiais, o que oferece um aspecto mais tonificado à área tratada”, indica Victor Sanjuan. A técnica também é mais complexa que a lipoaspiração convencional. “Enquanto a lipo convencional retira a gordura de forma homogênea, a lipo HD trabalha valorizando os músculos. No abdômen, por exemplo, podemos esculpir os gominhos e aquelas entradas laterais que muitos homens e mulheres gostam bastante”.

Além disso, a dupla de cirurgiões está sempre em busca de novos investimentos em tecnologia para garantir mais conforto e segurança para os seus pacientes. Nesse ano, os médicos adquiriram seu segundo aparelho de vibrolipoaspiração, ambos do modelo mais novo. “A vibração da cânula utilizada para a lipoaspiração contribui para reduzir o esforço do cirurgião e o tempo cirúrgico, trazendo ainda mais segurança para o procedimento”, destaca Paulo.

Para Victor Sanjuan, o sucesso de uma cirurgia plástica começa com escolha do seu cirurgião plástico e uma relação de confiança e transparência entre médico e paciente. “Por isso é tão importante buscar conhecer o seu currículo, saber se é credenciado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e pelo Conselho Federal de Medicina e se tem experiência com o que se propõe a realizar. Como paciente, é fundamental esclarecer todas as dúvidas antes da cirurgia e conversar com o cirurgião sobre os riscos e as reais necessidades da realização do procedimento.

Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.