Pintor espanhol expõe no Instituto Cervantes coleção com 19 obras produzidas em temporada criativa na Bahia

Retrato Luis Burgos

Mostra ‘Blanco Bahía’ é assinada por Luis Burgos, um dos mais importantes artistas figurativos espanhóis da atualidade. Visitação gratuita será aberta no dia 12 de abril

O Instituto Cervantes de Salvador recebe, a partir do dia 12 de abril, a exposição internacional “Blanco Bahía”, do artista espanhol Luis Burgos, um dos mais importantes pintores figurativos espanhóis da atualidade. Estarão disponíveis à visitação do público, com entrada gratuita, 19 obras produzidas pelo artista durante temporada criativa na Bahia, iniciada no ano passado. A mostra segue aberta até o dia 07 de maio, e tem evento de lançamento, exclusivo para convidados, no dia 11 de abril, com a presença de Luis Burgos.

Foi aqui, em terras baianas, que o pintor criou todas as obras que compõem esta exposição, da forma como ele mesmo define: “Habitar um lugar com toda a paixão dos meus pincéis e parar o tempo”.

Luis Burgos apresenta uma obra contundente, onde capta o efêmero, o fugaz, em um trabalho cheio de sensibilidade, olhares penetrantes, místicos e enigmáticos ao mesmo tempo. Seu estilo é reconhecível em seus rostos apenas por vê-los uma vez representados nas telas. A sua coleção caracteriza-se pela presença de figuras humanas e pelo uso de cores vivas, fortes e saturadas.

Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.