Parque Shopping Bahia inaugura ‘Sala do Aconchego’ para acolher clientes com TEA

Ambiente, que já está em funcionamento, está localizado no piso L2

O mês de dezembro chegou com o Natal e muitas novidades no Parque Shopping Bahia, em Lauro de Freitas. O centro de compras abriu para os clientes um ‘Espaço Aconchego’, idealizado e projetado especialmente para acolher clientes de todas as idades com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares. O espaço está localizado no piso L2.

O ambiente, que já está em funcionamento, foi planejado para que crianças, adolescentes e adultos com TEA possam se sentir seguros e acolhidos em momentos de crise, além de ser um espaço para conforto com seus familiares.

A ação se soma a outras iniciativas do Parque Shopping Bahia para tornar o espaço cada vez mais inclusivo para todos e todas. O shopping disponibiliza o empréstimo de abafadores de ruído e cordões de identificação, que podem ser retirados na Central de Atendimento ao Cliente (CAC), no piso L1, além de contar com vagas de estacionamento exclusivas para pessoas com TEA.

O centro de compras realiza mensalmente a Sessão Azul, no Cinépolis, com salas adaptadas com sons baixos e luz acesa, tornando a experiência mais confortável para crianças com transtorno do processamento sensorial.

Sessão Azul no Natal

O Parque Shopping Bahia vem realizando sessões especiais de encontro com o Papai Noel para pessoas com TEA. As ações aconteceram, inicialmente, nos dias 04 e 11/12, mas com o sucesso da iniciativa, o shopping realizou um nova ação no último domingo (17) e realizará uma última sessão no dia 24/12, com programação e agendamento disponíveis no aplicativo do shopping. Os encontros também contam com a participação da Galinha Pintadinha e do Pintinho, temas do Natal do centro de compras este ano. Nestes dias, o som é reduzido em todo o centro de compras. Essa é uma das ações que ajudam a reduzir o impacto da sensibilidade auditiva em crianças com TEA.

Dados do TEA no Brasil

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o Brasil tem cerca de 2 milhões de crianças autistas. Ações de inclusão são fundamentais para reduzir a discriminação e o preconceito em relação a quem apresenta o chamado transtorno do espectro autista (TEA), que pertence ao grupo dos transtornos do neurodesenvolvimento. Excesso de iluminação e barulhos podem gerar ansiedade, além de causar agitação, acessos de raiva e ataques de pânico, reação do corpo a esses estímulos.

Parque Shopping Bahia

Inaugurado no dia 17 de março de 2020, em Lauro de Freitas, o Parque Shopping Bahia possui mais de 190 operações que compõem um mix variado com 9 lojas âncoras, 11 megalojas, um moderno cinema com sete salas sendo três VIPs e uma Macro XE com tela de alta performance, uma Alameda Gourmet com 5 renomados restaurantes, além de uma praça de alimentação com mais de 30 operações. O centro de compras reúne o maior mix de entretenimento, esporte e lazer do estado. Na Cidade Parque Shopping, o público encontra o Magic Games Park, maior parque indoor do Norte/Nordeste, o Armazém Convention, a maior casa de espetáculos 100% climatizada do Norte/Nordeste, com capacidade para até 5 mil pessoas, o PSG Academy Villas, com 4 quadras de futebol e 2 quadras de beach tênis, uma operação de Kart e Paintball e o maior atacarejo do estado, o Total Atacado. O shopping também dispõe de fraldário e espaço família, além de empréstimo gratuito de carrinhos para bebês, tudo com conforto, comodidade e segurança, além de ser pet friendly.

Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.