Pandemia: relembre como proteger o ambiente de vírus e bactérias

Com os casos de coronavírus em alta e o aparecimento de uma nova mutação do microrganismo, é importante associar o uso de máscara e isolamento social com a higienização correta dos ambientes. Pisos, maçanetas, interruptores e outras superfícies e objetos tocados com frequência devem ser higienizados regularmente, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Produtos de limpeza comuns no armário de casa, como sabão, desinfetantes, água sanitária e álcool, são grandes aliados para realizar de forma eficaz a limpeza. Indicada pelo Conselho Federal de Química (CFQ) na prevenção do novo coronavírus, a água sanitária pode ser utilizada para desinfetar máscaras de tecido na cor branca, compras, maçanetas e outros objetos. Nestes casos, é recomendada a solução de 25 ml (meio copinho de café) para cada litro de água.

Já a dose máxima indicada, de 50 ml para 1 litro de água, pode ser utilizada para limpeza de pisos, solas de sapatos, áreas abertas e sanitários. “A água sanitária promove o rompimento da parede celular do vírus pela ação do ácido hipocloroso resultante da hidrólise do hipoclorito de sódio (componente ativo). Para a desinfecção com compostos clorados, o pH ideal indicado é entre 6,5 a 8,5, por isso sua recomendação para uso em solução”, explica a Coordenadora Química da Brilux, Christina Campos.

Os produtos desinfetantes agem na camada de proteção do novo coronavírus – Foto: Aurélio Alves / Agência LK

A especialista reforça que a combinação de água e sabão, seja ele em barra ou líquido, também ajuda no processo de higienização. “Os componentes desses produtos também agem sobre a cápsula de gordura protetora e eliminam o vírus, que não resiste ao ambiente”, esclarece a especialista da Brilux.

Outras opções eficientes são os desinfetantes e o álcool 70%. Christina explica que a limpeza adequada com estes produtos ajuda na remoção de microrganismos aderidos na superfície, o que reduz os riscos de contaminação.

“Os desinfetantes possuem na sua composição agentes de detergência e bactericida que promovem a limpeza e higienização das superfícies. O álcool 70% também tem ação de desinfecção, com eficácia comprovada”, completa a química.

Sobre a Brilux

Simplificar a vida dos consumidores. Esse é o objetivo da Brilux, uma das principais marcas da Indústria Raymundo da Fonte. Líder no Norte e Nordeste em produtos de limpeza, a marca rotula mais de 100 dos 350 itens produzidos pelo grupo pernambucano, entre água sanitária, lava-louças, desinfetante, limpador multiuso e lava-roupas. Com uma forte relação com os seus consumidores construída ao longo de décadas, a Brilux está presente no dia a dia de milhares de famílias como sinônimo de qualidade e tradição no segmento de produtos de limpeza doméstica. Visite o site https://www.dicasparaolarbrilux.com.br/ e conheça os melhores truques para simplificar a faxina.

Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.