Pacientes renais precisam redobrar cuidados nas festas de fim de ano

Nos próximos dias, os pacientes com doenças renais das cidades de Candeias, Santo Amaro, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Saubara, Madre de Deus e Maragojipe, que fazem hemodiálise pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Instituto de Nefrologia do Recôncavo (Inere), vão receber pessoalmente orientações específicas sobre medidas preventivas e hábitos conscientes que os ajudarão a desfrutar das festas de fim de ano com segurança e saúde. As recomendações têm o intuito de evitar a sobrecarga dos rins e suas complicações, tais como aumento de toxinas no sangue, instabilidade na pressão arterial e outros problemas que resultem em hospitalizações e agravamento da insuficiência renal.

Entre as dicas de cuidados preventivos da equipe multidisciplinar do Inere para preservação da saúde de pacientes renais durante as celebrações de Natal, Réveillon e outras confraternizações deste período, destaca-se o controle da ingestão de líquidos, já que o consumo excessivo pode sobrecarregar os rins, comprometendo o equilíbrio hídrico do organismo.

A atenção à dieta também é de fundamental importância neste período. “Durante as festas, é comum encontrarmos alimentos ricos em sódio, potássio e fósforo, elementos que podem ser prejudiciais para quem enfrenta problemas renais”, declarou o nefrologista sócio do Inere, Humberto Farias. Consultar um nutricionista para orientações específicas e optar por versões mais saudáveis de pratos tradicionais são passos importantes.

A dica do nefrologista Antônio Alexandre, diretor médico do Inere, está relacionada ao monitoramento da pressão arterial, que pode ser afetada tanto pela alimentação quanto pelas emoções associadas às festas. Segundo o especialista, pacientes renais devem monitorar regularmente a pressão e evitar situações que possam causar picos. “Estratégias de relaxamento e momentos de descanso são fundamentais para manter a estabilidade da pressão arterial durante as celebrações”, disse.

Outro cuidado que os pacientes renais precisam adotar é manter a rotina de consumo dos medicamentos prescritos. Por isso, mesmo com a rotina alterada pelas festas, a regularidade na ingestão dos remédios deve ser mantida. Organizar a medicação com antecedência e informar familiares e amigos sobre a importância desse cuidado são medidas preventivas fundamentais.

Por fim, o nefrologista Humberto Farias recomenda que os pacientes renais não abram mão de momentos de descanso e priorizem a qualidade do sono. “A exaustão física pode impactar negativamente a saúde renal. É preciso garantir o equilíbrio entre a participação nas celebrações e o cuidado pessoal”, concluiu.

Infraestrutura moderna, atendimento humanizado, médicos experientes, equipamentos de última geração, equipe multidisciplinar qualificada, ambiente seguro e sistema de tratamento de água com duplo passo são diferenciais do Inere. Além disso, o Instituto, localizado na Rodovia BA, Km 420, em Santo Amaro, oferece o serviço de fisioterapia aos pacientes durante as sessões de hemodiálise. Consultas particulares e por planos de saúde com nefrologistas também estão disponíveis na unidade. Outras informações estão disponíveis no site www.inerenefro.com.br.