Nutricionista dá dicas de como não exagerar nas comidas das festas juninas

O mês de junho é marcado pelas festas e comilanças de alimentos ricos em açúcares, gorduras e lactose; nutricionista Carolina Dias dá dicas para evitar os excessos, além de uma receita fit

Nos colégios, paróquias, no trabalho, na academia, centros de compras e praças das cidades, ou até mesmo entre amigos e família, as festas juninas fazem sucesso. Com tanta comida boa, é difícil alguém dispensar esse tipo de comemoração. Tem canjica, pipoca, amendoim, bolo de milho, paçoca e muitas outras delícias típicas. Mas como aproveitar todos os quitutes sem pontuar uns quilos a mais na balança?

De acordo com a nutricionista Carolina Dias, sócia da Clínica Carolina Dias e fundadora do programa de emagrecimento Mereço+, o ideal é evitar exageros, mas sem restrições. “Se você já busca uma alimentação saudável ao longo do ano, não vai ser uma noite de festa que vai mandar o seu esforço por água abaixo. Então, uma sugestão é escolher um ou dois momentos no máximo para “se permitir” enfiar o pé na jaca e já retomar a rotina saudável logo depois. Essa estratégia vai te ajudar a curtir o momento sem culpa e também a controlar os excessos”, orienta.

Outra dica, para quem acaba se descontrolando ao ver tantas opções à disposição é fazer um lanche antes de sair de casa e se hidratar de forma adequada. “Esse método ajuda a aumentar a saciedade e assim fica mais fácil resistir às tentações das festas juninas. Se na festa houver algum exagero, não deixe de retomar o controle alimentar nas refeições seguintes”, explica a nutricionista, que também recomenda a adoção de uma dieta anti-inflamatória nos dias posteriores à comilança, com alimentos naturais, frutas, legumes e muitas fibras.

Diante de tantas opções, é importante estar atento ao valor calórico dos pratos típicos e consumi-los com moderação, optando por substituições saudáveis. Você é daqueles que gosta de comidas juninas típicas, mas quer escapar dos doces super calóricos e apostar em uma opção nutritiva e com baixas calorias? A nutricionista Carolina Dias ensina a fazer canjica fit logo a seguir! Ela ainda disponibiliza um e-book com outras receitas fit que podem ser acessadas por este link:https://www.dropbox.com/s/ks5au49bc5bbi7x/E-book%20saud%C3%A1veis%20de%20festa%20junina%202.pdf?dl=0

CANJICA FIT

INGREDIENTES

●      500g de canjica amarela cozida

●      1 litro de leite de coco ou leite vegetal da sua preferência

●      2 colheres de sopa de stevia ou xilitol ou eritritol

●      1 xícara de amendoim torrado e triturado ou xerém de amendoim

●      Canela em pau e cravo a gosto

MODO DE PREPARO

Em uma panela, coloque o leite de coco, a stevia, o amendoim, a canela e o cravo. Acenda o fogo e deixe ferver.

Assim que começar a ferver, coloque a canjica cozida e mexa até engrossar e para não grudar, por aproximadamente 20 minutos.

Desligue o fogo, disponha em uma travessa de vidro e deixe esfriar. Sirva.

Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.