Nova Arte Baiana: exposição apresenta um panorama múltiplo e revela as vozes da Bahia contemporânea

Elano Passos, Thiago Sperandio, Angela Leal, Oscar Brasileiro, Arthur Fraga e Waldemberg

Na próxima quarta-feira, 22, será inaugurada na capital baiana a exposição “Através da Arte: Seis Vozes da Bahia Contemporânea”. A mostra celebra a diversidade e singularidade da herança cultural da Bahia, oferecendo um convite aos espectadores para explorar interpretações únicas de seis notáveis artistas baianos que reinterpretam o rico legado cultural em contextos contemporâneos. A exposição – gratuita – acontece na TRIA Galeria de Arte e apresenta mais de 80 obras.

Angela Leal

Angela Leal, Arthur Fraga, Elano Passos, Oscar Brasileiro, Thiago Sperandio e Waldemberg revelam novos rumos. Cada um expressa sua visão distinta da Bahia contemporânea por meio de diversas técnicas, como aquarela, nanquim, óleo, acrílica, colagens e experimentações com café, aplicadas em narrativas cativantes.

Arthur Fraga

As pinturas e colagens mostram a dinâmica delicada de Angela Leal, que entrelaça cores e texturas com profunda sensibilidade, despertando sentimentos e serenidade. A série “Azulejos” de Arthur Fraga propõe um mergulho na cultura local, redesenhando os signos tradicionais da Bahia como imaginados em seus sonhos, enquanto Elano Passos presenteia os visitantes com os orixás e referências culturais do cotidiano em traços minimalistas, mas repletos de expressividade. Oscar Brasileiro traz uma flora exuberante, potente e vibrante; Thiago Sperandio captura os mares e memórias em suas aquarelas e nanquins, evocando viagens a outros tempos. Por fim, a ludicidade íntima de Waldemberg, cuja arte é o único passaporte para adentrar seu mundo particular.

Oscar Brasileiro

“Através da Arte” convida os visitantes a explorar novos horizontes e descobrir as vozes criativas que moldam a nova cena artística contemporânea da Bahia. “A exposição demonstra a profundidade do diálogo que buscamos fomentar sobre a arte baiana, propositiva e à altura do dinamismo da nossa cultura,” explica Victor Andrade, sócio da TRIA Galeria, que organiza a exposição em celebração aos seus cinco anos de atividade. “Seis vozes da Bahia se encontram, em uma experiência que promete encantar e inspirar todos os visitantes,” resume o galerista.

Thiago Sperandio

A exposição é aberta ao público e possui visitação gratuita, representando uma oportunidade de celebrar e apreciar a arte baiana em toda a sua diversidade e vitalidade.

Waldemberg

Elano Passos

SERVIÇO:
O quê: Exposição Através da Arte: Seis Vozes da Bahia Contemporânea
Onde: TRIA Galeria de Arte (Rua do Timbó, 368, Caminho das Árvores)
Quando: 22/05 a 22/06 | 9h – 19h seg-sex / 9h – 14h sáb
Visitação gratuita
Informações adicionais: 71 2137 0056 | @triagaleria

Fotos artistas: Tarciso Sampaio

Fotos obras: Xico Diniz