Comemorado todo 29 de setembro, o Dia Internacional Contra o Desperdício de Alimentos tem se tornado a cada ano mais forte, desde sua criação, em 2019, pelo Escritório Regional da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Sem dúvidas, os temas da Alimentação, Desperdício e Fome têm sido cada vez mais recorrentes, tornando-se mais necessária, ao passar dos anos, a conscientização da população.
Ações e programas de pastas como o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que buscam combater o desperdício desde a plantação até o alimento chegar ao consumidor, vem utilizando até de recursos genéticos para desenvolver variedades de culturas mais resistentes e reduzir perdas, melhorando a eficiência global da produção alimentar.
Mas, de nada adianta o produto chegar ao consumidor se este não souber aproveitá-lo, sabendo mantê-lo por mais tempo, dando mais tempo de vida de prateleira, por exemplo. Neste cenário, torna-se valioso uma conscientização também dos bares e restaurantes, muitas vezes despreparados para administrar seus estoques, perdendo muito insumo nas etapas de produção, por não saberem seguir princípios, normas e recomendações técnicas básicas, que, além de evitar desperdício, evitariam prejuízo também financeiro.
No mercado de food service há 10 anos, o baiano Acácio Sacerdote, à frente do grupo Food Qualy, especializado em oferecer soluções em negócios de alimentos, destaca que, infelizmente, às vezes é necessário apelar para o peso no bolso para trazer consciência ao mercado. “É muito importante destacarmos o impacto do desperdício de alimentos na saúde da população, que passa fome, e no impacto no meio ambiente, mas em um mercado competitivo, muitas vezes o empresário não consegue tirar a atenção do faturamento e é nesse ponto que temos uma oportunidade de evolução”, destaca o empresário.
Em agosto, mês em que a empresa completou 10 anos, a holding empresarial apresentou um hub de serviços mais completo, compostos por outras três empresas focadas em soluções personalizadas para cada modelo de negócio: Restaurante Lucrativo, Restaurante Seguro e Restaurante Encantador.
É na primeira proposta que ele coloca o controle do desperdício como meta, visando também o aumento do lucro. Neste contexto, o treinamento “Desperdício Zero” oferece soluções em controle de custos e implantação de processos, planejamento de compras, controle de estoque, padronização do cardápio, sempre com foco em melhoria da gestão operacional e financeira.
“Nossa expectativa com este serviço é ter os funcionários cumprindo processos, atentos à padronização dos pratos e, com isso, reduzindo custos e aumentando a lucratividade, em alguns casos em até 50%”, destaca Sacerdote, que valoriza a Ficha Técnica e a Engenharia de Cardápio como processos do diagnóstico dos restaurantes que atende.
Saiba mais: @grupofoodqualy.
Deixe uma Resposta
Ver Comentários