Niguiri, sashimi, uramaki ou hossomaki? Chef do Nozu explica a diferença entre os pratos japoneses

O sushi é o terceiro tipo de comida mais pedido por delivery, mas ainda gera dúvidas entre os tipos de sushis e nomes de pratos tradicionais

O sushi é muito popular no Brasil. Presente em nossa cultura desde o começo do século passado, trazida pelos imigrantes japoneses, a milenar culinária nipônica rompeu os limites geográficos e já faz parte do cotidiano de boa parte dos brasileiros, com diversas inovações e adaptações criativas. Apesar de ser uma das três comidas mais pedidas por deliverv no mundo, o sushi ainda gera dúvidas entre os amantes da gastronomia japonesa. Afinal, você sabe a diferença entre um hossomaki e um uramaki?

Pra te ajudar a diferenciar os tipos de prato, o chef do restaurante japonês Nozu, Adelson Satiro, explicou um pouco sobre os principais itens dessa culinária tão rica em cores e variedade de sabores. Confira:

Sashimi

O sashimi é feito com fatias finas de peixe cru ou frutos-do-mar. Geralmente, esse prato recebe o tempero de shoyu ou de raiz forte, o famoso Wasabi, que além de temperar tem a função bactericida. No Nozu, além do sashimi tradicional, o restaurante oferece o sashimi de barriga de salmão trufado. Preparado com salmão legítimo coberto com salsa trufada, ova de massagô e azeite trufado.

Hossomaki

É o arroz e o recheio envoltos em alga marinha. Hosso quer dizer “fino” e maki significa “enrolado”, daí, “enrolado fino”. Conforme o recheio usado, o hossomaki leva um nome diferente: Tekka maki – de atum; Kapa maki – de pepino e Shake maki – de salmão. 

Niguiri


Muito popular, o niguiri é o bolinho de arroz em forma alongada coberto com fatias de peixe cru. As pessoas tendem a “molhar” o arroz do niguiri no shoyu, mas o correto, conforme a cultura oriental, é “molhar” o peixe. Além dos niguiris tradicionais, o Nozu oferece em seu cardápio o niguiri trufado de salmão e polvo e uma opção criativa do niguiri faz parte do combinado veggie: o niguiri de manga com cogumelo portobelo.

Uramaki

É o sushi feito com arroz sobre folha de nori (alga), tiras de peixe ou outros ingredientes, enrolado de forma que o arroz fique na parte externa. Ura quer dizer “fora”. O uramaki vem com gergelim que, além de decorar, dá um sabor especial. O mais conhecido é o uramaki Califórnia, feito com manga, pepino e kani. Além dele, o cardápio do Nozu conta com mais quatro variações do sushi, incluindo o Uramaki Spicy Tuna, com recheio de atum e pimenta sriracha.

Temaki

Opção que caiu no gosto dos brasileiros, é o cone de alga com arroz e o recheio conta com uma infinidade de sabores e variações. Seu nome significa “enrolado na mão” (Te = mão). O Nozu oferece 16 opções de temakis e uma diversidade de recheios diferentes, para todos os gostos. 

Sobre o Nozu

Com cardápio variado, conhecido pelo sabor e pela qualidade dos insumos, o Nozu oferece opções tradicionais da culinária japonesa junto com inovações criadas pelo chef Adelson Sátiro. Para ver o menu completo, basta acessar o site: www.nozu.com.br ou instagram @nozudelivery. Os pedidos podem ser feitos pelo site ou pelo telefone (71 3033-2233).

Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.