Musical que homenageia Elza Soares retorna a Salvador em julho

Foto Fábio Bouzas

O espetáculo “Se Acaso Você Chegasse”, inspirado no legado artístico, simbólico e cultural de Elza Soares, retorna aos palcos de Salvador nos dias 17 e 18 de julho. A produção apresenta a nova montagem, no Teatro Sesc Pelourinho, às 19h30, com ingressos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), disponíveis na plataforma Sympla e na bilheteria do teatro.

O musical é uma criação cênica que constrói uma dramaturgia própria, poética e autoral. A remontagem trata-se de uma criação interpretativa que utiliza canções consagradas na voz de Elza como matéria-prima para uma experiência sensível e contemporânea. Em cena, música, teatro e movimento se entrelaçam na construção de personagens e atmosferas que dialogam com memórias coletivas e vivências íntimas.

Escrito por Elísio Lopes Jr. e dirigido por Antônio Marques, “Se Acaso Você Chegasse” articula cenas autorais e canções emblemáticas, sob direção musical de Ray Gouveia. O espetáculo traz, pela primeira vez, música ao vivo, com uma banda formada exclusivamente por mulheres, reforçando o diálogo com a potência feminina que marca o legado de Elza Soares, com figurinos e cenários assinados por Rino Carvalho e Lucimaureen Agra, além de Cristiane Florentino, na direção coreográfica. 

A produção da Arte Sintonia Companhia de Teatro conta com as atrizes Aline Nepomuceno, Denise Correia e Lívia França, que protagonizam diferentes momentos inspirados na artista. O elenco ainda inclui Agamenon de Abreu, Cristiane Florentino, Gilson Garcia, Lycia Pestana, Leonardo Freitas e Madah Gomes.

A peça, que recebeu a presença da própria Elza Soares, em 2010, se destaca pela intensidade dramática em uma homenagem a uma das figuras mais importantes da Música Popular Brasileira. Nascida em uma família humilde, Elza superou inúmeros desafios para se tornar uma artista revolucionária, misturando elementos do jazz, rock e outros estilos ao samba tradicional e deixando um legado de inovação e resistência.