Multiálogos entrevista Marinho Soares: um diálogo profundo sobre educação, racismo e sociedade

Marcelo Sacramento, Marinho Soares e Roberto Muniz

O videocast Multiálogos desta segunda-feira, dia 20, traz como entrevistado Marinho Soares, baiano raiz, professor, advogado e Capitão do Exército Brasileiro, conhecido por ser um verdadeiro representante da Bahia e por sua defesa intransigente contra o racismo. Durante o bate-papo conduzido por Marcelo Sacramento e Roberto Muniz, ele apresenta um olhar profundo sobre questões sociais e educacionais.

Marinho Soares relembrou e enalteceu alguns dos professores que marcaram sua trajetória no Colégio da Polícia Militar, destacando a importância crucial da educação na vida dos jovens. A conversa trouxe diálogos e questionamentos sobre a meritocracia, o poder no Brasil e abordou diversos temas políticos.

Ao longo do videocast, Marinho compartilhou fatos importantes e polêmicos da sua caminhada, incluindo a lembrança de uma entrevista ao Jornal Tribuna da Bahia – em 2011 – que resultou em sua prisão. “Eu acho que, na verdade, o motivo da prisão foi o fato de ter me expressado, eu não tenho dúvidas disso. Muitas pessoas falavam para mim que não cabia, porque as pessoas lá no Exército associam muito a questão da militância negra a uma questão leninista marxista e eu já vi isso em algumas entrevistas de generais”, pontuou.

No final da entrevista, Marinho aprofundou a conversa sobre o racismo enraizado no Brasil e como ele luta diariamente contra esse problema. Ele destacou que combater o racismo é buscar uma melhor qualidade de vida não só para os negros, mas para toda a sociedade, explicando como o racismo gera prejuízos generalizados.

Este episódio promete ser uma troca rica de ideias e reflexões, trazendo à tona questões fundamentais para a sociedade brasileira e explorando o papel da educação e da liberdade de expressão. O lançamento acontece nesta segunda-feira, 20, às 19h, no canal do YouTube https://www.youtube.com/@multialogos e no Spotify.