MARCUS BARBOSA ASSINA O MASTER PLAN DA CASAS CONCEITO

 

Mesmo com mais de 30 anos de atuação com projetos e participações em diversas mostras de arquitetura e decoração pelo Brasil, um novo desafio chegou para o estúdio de arquitetura Marcus Barbosa: criar do zero o master plan da mostra Casas Conceito Virtual Experience, a primeira no mundo 100% online. A proposta feita pela empresária Andrea Velame foi a de criar um projeto de 15 mil m2, com dois prédios residenciais e 15 casas, em um cenário ao lado do Forte São Marcelo, na Baía de Todos os Santos, em Salvador (BA). “Apesar de ser uma mostra virtual, ela não pode ser ficção científica. Eu tinha primeiro que emocionar os profissionais para que eles entrassem na nossa ‘viagem’, se sentissem puxados para fazer parte dessa ideia e, ao mesmo tempo, oferecer tecnicamente espaços que possibilitem mostrar o trabalho de cada profissional com dignidade e criatividade”, pontua Marcus Barbosa. Foram 90 dias de trabalho intenso de pesquisa, desenho e desenvolvimento da tecnologia para preparar todo o material, que será apresentado para o público hoje, 13 de julho, às 18h, no site www.andreavelame.com.br.

Marcus já assinava o master plan da mostra Casas Conceito física, que iria acontecer na Bahia Marina, mas foi transformada em virtual por conta da pandemia do Covid-19. No projeto virtual, o profissional conseguiu incorporar as duas casas que seriam construídas fisicamente. “É um desafio você ser seu próprio limite. Criamos um grande espaço lúdico, porém pautado no real. O master plan foi feito para o arquiteto trabalhar da forma que quiser, sem limitações de criatividade”, explica Barbosa.

O estúdio de arquitetura Marcus Barbosa também assina o design de interiores de um dos apartamentos. Com o conceito de planta livre, o apartamento de 450m2, na criatividade de Marcus vai se tornar um quarto e sala. “Esse tipo de planta possibilita fazer o que quiser em um espaço para você e sua família. Isso sem alterar fachada, incomodar o vizinho e o visual do prédio”, pontua. O profissional está animado para a mostra Casas Conceito Virtual. “Acredito que mesmo com o retorno da mostra física, com o fim da pandemia, o conceito virtual veio para ficar, complementar e ampliar o trabalho dos arquitetos e designers”, revela Marcus Barbosa.

Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.