Livro sobre a experiência da maternidade atípica marca os 10 anos da epidemia pelo Zika Vírus no Brasil

A jornada de uma mãe cuja filha foi uma das vítimas da epidemia do Zika Vírus no Brasil em 2015 é o ponto central do livro “O pulsar da maternidade atípica- Do Zika vírus à potência do abraço”, publicação independente de Joana Passos, de 110 páginas, que será lançada no próximo dia 14 de dezembro, 10h, na Casa da Providência, na Saúde, em Salvador.

A obra nasceu da vontade de a autora deixar registrado o que viveu desde que recebeu o diagnóstico de microcefalia de sua segunda filha, Gabriela, e se viu imersa numa crise sanitária que marcou a história do país e a fez protagonista da fundação de uma entidade que forneceu assistência a centenas de famílias na Bahia: a Associação Abraço à Microcefalia.

Numa narrativa sensível, de resiliência e transformação, Joana revela de forma corajosa a jornada que fez com que seu mundo virasse do avesso. “Entre lágrimas, dores e medos construiu uma ponte para se conectar com outras mulheres que atravessavam o mesmo deserto. Nesse processo, descobriu que o avesso também pode ser um lugar bonito” , diz a apresentação do livro, que, em seus capítulos, traz registros de aprendizados, sentimentos, esperanças próprias da maternidade e do enfrentamento ao capacitismo, dando voz a mães que enfrentam o desconhecido com amor e coragem por meio das memórias da autora.

O lançamento marca os dez anos que os brasileiros, sobretudo os nordestinos, enfrentaram a epidemia pelo Zika Vírus e será feito no local que primeiro acolheu as famílias, em Salvador, para um movimento coletivo que representou a luta e a força das famílias, nos primeiros anos da Abraço à Microcefalia. Também será a celebração dos 10 anos de Gabriela, a filha que foi vítima da epidemia, num encontro que reunirá famílias, amigos e parceiros.
O livro “O pulsar da maternidade atípica- Do Zika vírus à potência do abraço” estará disponível para venda digitalmente, por meio de link no perfil do Instagram @joanadamasiopassos e em livrarias de Salvador após o lançamento a R$ 60,00. Parte da venda será destinada a instituições sociais.

SOBRE A AUTORA – Maria Joana Passos é mãe de Alice e Gabi, esposa de Maurício, empreendedora e cofundadora da Associação Abraço à Microcefalia, instituição que acolheu centenas de famílias durante a epidemia do Zika Vírus na Bahia. Teve Zika durante a segunda gestação e sua filha caçula, Gabriela, nasceu em 2015 com microcefalia.

Palestrante com foco na inclusão e diversidade, Joana já compartilhou sua história em diversas cidades brasileiras, em Londres e agora deixa registrada nesta obra. Foi uma das autoras do livro “Potência Materna – histórias reais de mulheres que foram transformadas pela maternidade”, lançado pela Editora Conquista e que ganhou o Prêmio Reflexo Literário 2023 na categoria de “Melhor antologia”. Já recebeu prêmios pela trajetória que construiu, como o Barra Mulher e a Comenda Dois de Julho. Agora, aposta em uma obra única, em que deixa suas memórias como forma de inspiração para mães, sobretudo as que possuem filhos com deficiência.