A obra, que celebra o aprendizado através do simples, foi apresentada ao público no Salão Rubi do WISH Hotel da Bahia, em uma noite repleta de homenagens e reflexões.
A escritora baiana Marilene Robatto celebrou o lançamento de seu primeiro livro, Canto de Saber: Releituras, com um evento emocionante no Salão Rubi do WISH Hotel da Bahia, em Salvador. A noite foi marcada por momentos artísticos e culturais que traduziram a essência inovadora e poética da obra. Publicado pela Editora Quarteto, Canto de Saber: Releituras é descrito como uma experiência literária rizomática, que desafia a linearidade tradicional ao explorar memórias pessoais, reflexões e abordagens criativas sobre o conhecimento. Com mais de 300 páginas divididas em oito capítulos, o livro reflete a complexidade das relações entre natureza e sociedade, oferecendo ao leitor um mergulho nas sutilezas do aprendizado através do simples e da emoção.
Marilene Robatto emocionou o público ao compartilhar o que a levou a escrever seu primeiro livro: “Estou com a sensação de dever cumprido. Aos meus 86 anos, já tive filhos, plantei árvores, e agora escrevi um livro. Meu intuito é mostrar que aprendemos com o simples. O livro é composto de episódios da minha vida, onde faço conexões e ressignifico essas experiências, trazendo uma reflexão acessível e rica para o leitor.”
A noite de celebração
O evento contou com uma programação cuidadosamente elaborada, incluindo uma exposição das ilustrações do livro, criadas pela própria autora, com um toque especial: cada obra possui um QR Code que permite ao público ouvir explicações sobre seu significado. O design da capa, idealizado pelo filho de Marilene, Luciano Robatto, também foi destacado como parte essencial do projeto.
A atriz Tina Tude apresentou um recital com trechos do livro, encantando o público, enquanto uma performance musical, com o saxofonista Henrique trouxe ainda mais emoção à noite. Entre os presentes, nomes ilustres da cultura e política baiana, como a senadora Lídice da Mata, o diretor teatral Fernando Guerreiro, e os comunicadores Lícia Beltrão, Jefferson Beltrão e José Carlos, prestigiaram a autora.
Marilene destacou o papel essencial da simplicidade e das relações humanas em sua trajetória:
“Este livro é uma síntese da minha vida. Ele traz reflexões que mostram como podemos transformar o cotidiano em aprendizado. Minha experiência como educadora e artista plástica sempre me ensinou que a beleza está nas coisas simples.”
A obra foi considerada “extraordinária” pelo professor Dante Augusto Galeffi, que assina o prefácio, enquanto o posfácio de Lícia Maria Freire Beltrão descreve o livro como “uma celebração do ser e do viver”. Já disponível para aquisição na Editora Quarteto, o livro promete inspirar os leitores a explorar novas formas de pensar e agir, celebrando o presente como um espaço de infinitas possibilidades.
Sobre a autora
Natural de Alagoinhas, Marilene Robatto é artista plástica, formada pela UFBA, e pedagoga, graduada pela FESPI. Com Mestrado em Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa, e Doutorado pela Universidade Del Mar, no Chile, Marilene une sua vasta experiência acadêmica e artística para oferecer uma visão única e transformadora sobre o aprendizado e o viver.
Deixe uma Resposta
Ver Comentários