Julho Amarelo: campanha visa conscientização acerca das hepatites virais

 As hepatites virais podem provocar consequências graves como cirrose e câncer.

A campanha “Julho Amarelo” destaca a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento das Hepatites Virais. Esse conjunto de doenças ataca principalmente o fígado e pode provocar consequências graves como cirrose e câncer. “A hepatite é uma inflamação do fígado, que pode ser causada por vírus, pelo uso excessivo de substâncias, como certos tipos de medicamentos, drogas e bebidas alcoólicas ou pode surgir em decorrência de doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas”, explica a hepatologista do Itaigara Memorial Gastro-Hepato Endoscopia, Dra. Lourianne Cavalcante.

Ainda de acordo com Cavalcante, embora cada tipo de hepatite possua suas especificidades, de forma geral, os sintomas incluem enjoo, vômitos, febre baixa, mal-estar e dor abdominal, seguida por icterícia (cor amarelada na pele e nos olhos).  

Conheça os tipos de hepatites:

Hepatite A

Esse é o tipo mais comum de hepatite e está relacionada às condições de saneamento básico e higiene, é adquirida com ingestão de alimentos e água contaminada. Na maioria dos casos, o próprio corpo se livra da hepatite A após um ou dois meses. Alguns episódios podem se estender por seis meses. A vacina é a principal forma de prevenção.

Hepatite B

Pode ser transmitida de mãe para filho durante a gestação ou o parto, por relação sexual sem camisinha, uso de seringas e outros materiais cortantes contaminados. É o segundo tipo com maior incidência e pode ser facilmente evitada ao tomar a vacina contra Hepatite B e com o uso de preservativos.

Hepatite C

É preocupante, principalmente, porque ainda não existe uma vacina para essa hepatite viral. Ela é transmitida pelo contato com sangue e é a principal causa de transplantes de fígado ao redor do mundo. Quando não tratada, pode causar cirrose e câncer de fígado. Todos devem ser testados. Existe tratamento medicamentoso eficaz com elevada chance de cura.

Hepatite D

Causada pelo vírus da hepatite D (VHD) ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B. A vacinação contra hepatite B também protege de uma infecção com hepatite D. Mais comum na região Norte do país.

Hepatite E

Transmitida pelas vias digestivas, a hepatite E tem como principal foco de preocupação as mulheres grávidas, que possuem mais chances de apresentar a doença em sua forma grave. A prevenção se dá, mais uma vez, pela higienização pessoal, dos alimentos e do ambiente de convívio. Atualmente estuda-se forma crônica em indivíduos transplantados.

O Itaigara Memorial Hospital Dia Gastro-Hepato Endoscopia conta com uma equipe capacitada de hepatologistas para a realização de consultas e exames para prevenção e acompanhamento dessas e de outras patologias do trato gastrointestinal, além de contar com um centro cirúrgico de ponta para procedimentos eletivos.

Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.