IVI celebra 13 anos com nova expansão de atividades e investe em Medicina Regenerativa

Rigor nas técnicas, tecnologia de ponta no quesito reprodução assistida, investimento em pesquisa e atualização permanente de sua equipe. Esses são os pilares do sucesso da clínica IVI Salvador, que irá completar 13 anos de fundação no próximo mês de maio. A clínica, que tem direção médica da Dra. Genevieve Coelho, especialista em Reprodução Humana, representa no Brasil um grupo internacional que é responsável por 80 clínicas em 9 países e mais sete centros de pesquisa em todo o mundo: o Grupo IVI – RMANJ. “São anos de muita história, com o orgulho de poder participar da constituição de muitas famílias e, acima de tudo, de termos podido ajudar homens e mulheres a realizarem os seus sonhos. São 13 anos de aperfeiçoamento, com a satisfação de estar alinhados a uma rede global que tanto prima pela qualidade, pela ciência, pela pesquisa. E que nos brinda com novas tecnologias, técnicas de ponta que são utilizadas nos melhores centros do mundo e que podemos oferecer aqui na Bahia”, conta Dra. Genevieve.

O IVI Salvador fica na Paulo VI, na Pituba, mas desde 2022, a clínica monitorou lacunas dentro do estado – no quesito reprodução assistida – e tem realizado expansões. A primeira delas, ainda em 2022, foi para a região do Litoral Norte, com o objetivo de trazer facilidade e conforto para o público de Lauro de Freitas, Vilas do Atlântico e proximidades. Os especialistas já estão realizando consultas no Shopping Estrada do Coco. As informações sobre horários de atendimento e agendamento podem ser obtidas através da central (71) 3014-9999 ou do WhatsApp (71) 99188- 0336.

“Sempre tive pedidos de pacientes para que realizássemos atendimentos naquela região. É um grande centro urbano, que tem se desenvolvido cada dia mais; e que até então não contava com atendimento nessa área de reprodução assistida. Com certeza, ajudaremos muitos pacientes e casais a realizarem seu sonho da maternidade”, conta a Dra. Genevieve Coelho, Diretora Médica do IVI Salvador.

Mas o projeto de expansão não para por aí e a grande novidade é que o IVI também chegará a Vitória da Conquista, a partir da parceria com a clínica Gestare. As obras da nova sede já estão avançadas e a previsão é que a operação no sudoeste baiano comece ainda em 2023.

Tecnologia internacional na Bahia: Plasma Rico em Fatores de Crescimento

O Plasma Rico em Fatores de Crescimento (PRGF), material utilizado em tratamentos da medicina regenerativa, tornou-se um dos maiores avanços atuais para a medicina. É uma tecnologia versátil, que pode ser aplicada em diferentes áreas, como a traumatologia, oftalmologia e até mesmo a medicina estética. Agora, graças ao IVI Regenera, esse plasma também pode viabilizar avanços para a medicina reprodutiva e ajudar muitas mulheres em casos críticos, a realizarem o sonho da maternidade.

“O plasma rico em fatores de crescimento (PRGF), tem um efeito positivo a curto prazo. Em termos de eficácia e segurança, traz riscos mínimos para a paciente. Com base nos estudos que realizamos, acreditamos que resultados muito promissores podem ser alcançados com o uso de PRGF nos órgãos reprodutivos. Isso representa um grande avanço no aumento de casos de sucesso na reprodução assistida, principalmente, no caso de pacientes com prognóstico difícil”, explica o Dr. Antônio Requena, diretor médico do grupo IVI.

A técnica, estudada pelo grupo IVI na Espanha, já está disponível em Salvador. “Estamos muito animados com essa nova técnica que a Espanha testou e estudou. Já estamos realizando a tecnologia no IVI Salvador, única unidade do Grupo IVI no Brasil. Assim, vamos poder ajudar muito mais mulheres a realizar o sonho de ser mãe”;

O IVI Regenera é uma aposta do IVI em incorporar a utilização do PRGF. Além de ser uma alternativa viável para mulheres com prognóstico reprodutivo difícil, é uma tecnologia pioneira no campo da reprodução assistida. Principalmente no tratamento de casos de endométrio refratário. “Esta tecnologia é baseada nos princípios da medicina regenerativa. Ela visa restaurar ‘o ambiente biológico’, assim, os processos de regeneração do próprio organismo são imitados e, consequentemente, acelerados. Por meio desse tratamento, os fatores de crescimento são obtidos a partir do plasma sanguíneo da própria paciente. Posteriormente, são aplicados no endométrio da mesma ou, numa fase posterior, nos seus ovários, para assim, regenerá-los”, explica o Dr. Requena.

É um processo autólogo (quando se utiliza tecido ou órgão do próprio indivíduo), que utiliza o material biológico da paciente e evita possíveis problemas de compatibilidade. Por conta disso, o IVI Regenera se trata de uma técnica indolor, rápida, segura e com grandes garantias de sucesso.

O plasma (PRGF) pode ser aplicado no endométrio nos casos em que o órgão não atinge a espessura necessária para hospedar uma gravidez. Este fenômeno é conhecido na medicina reprodutiva como endométrio refratário. Através do IVI Regenera Endo, é possível regenerar o endométrio da mulher. O desenvolvimento desse processo permite que o endométrio alcance a espessura necessária para favorecer a implantação do embrião.

Medicina Regenerativa

A medicina regenerativa, surgida em 1997, é uma área emergente da medicina. Ela visa substituir tecidos ou órgãos que foram danificados por alguma doença, trauma ou problemas congênitos. É diferente da estratégia clínica atual, que se concentra, principalmente, no tratamento dos sintomas. As ferramentas usadas para obter resultados fazem parte da engenharia de tecidos, terapias celulares e dispositivos médicos e órgãos artificiais. As técnicas implantadas pela medicina regenerativa propõem o estímulo de fatores de crescimento do próprio indivíduo. Assim, com o uso de células tronco embrionárias e outras tecnologias, como a de biomateriais projetados e edição de genes, é possível reparar ou substituir: células, tecidos ou órgãos danificados.

Sobre o IVI – RMANJ

IVI nasceu em 1990 como a primeira instituição médica em Espanha especializada inteiramente em reprodução humana. Desde então, ajudou a criar mais de 250.000 crianças, graças à aplicação das mais recentes tecnologias em Reprodução Assistida. No início de 2017, a IVI fundiu-se com a RMANJ, tornando-se o maior grupo de Reprodução Assistida do mundo. Atualmente são em torno de 80 clínicas em 9 países e 7 centros de pesquisa em todo o mundo, sendo líder em Medicina Reprodutiva. Em 2023, a unidade IVI Salvador completa 13 anos. https://ivi.es/ – http://www.rmanj.com/

Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.